NO AR
Esportes

Nos pênaltis, Uruguai resgata tradição e vai à semifinal

29/07/2010 às 01:07

O bicampeão mundial voltou. Ainda que sem o brilho e a força que apresentava na primeira parte do Século XX, a seleção uruguaia resgatou sua tradição e garantiu presença na semifinal da Copa do Mundo pela primeira vez em 40 anos. Para isso, impediu Gana de fazer história na África do Sul: após empate por 1 a 1 no tempo normal e uma emocionante prorrogação, triunfou por 4 a 2 nos pênaltis.

A última vez que os uruguaios chegaram à semifinal de um Mundial foi em 1970, quando foram eliminados pela seleção brasileira comandada por Pelé. O algoz verde-amarelo não entrará mais no caminho da Celeste Olímpica nesta busca pela final, mas os comandados de Oscar Tabárez terão um adversário de peso: na próxima terça-feira, enfrentam a Holanda, às 15h30 (de Brasília).

Os sul-americanos terão de superar o elevado desgaste de um jogo cansativo: após empate por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação, a equipe só garantiu a classificação nas penalidades. O goleiro Muslera defendeu duas cobranças e o atacante botafoguense Sebastian Loco Abreu, com uma estilosa ‘cavadinha’, definiu a classificação uruguaia.

A derrota de Gana simbolizou o fim do sonho africano na primeira Copa do Mundo sediada pelo continente. Como a anfitriã África do Sul caiu ainda na primeira fase, as vuvuzelas sopraram forte pelas Estrelas Negras e uma vitória teria marcado a melhor campanha de um time da África na história dos mundiais. O time bateu na trave e, como em 2006, caiu nas quartas de final.
Ficha Técnica: Uruguai 1 (4) x (2) 1 Gana
Johanesburgo - África do Sul

FICHA TÉCNICA
URUGUAI 1 (4) x (2) 1 GANA

Local: Estádio Soccer City, em Johanesburgo (África do Sul)
Data: 2 de julho de 2010 (Sexta-feira)
Horário: 15h30 (de Brasília)
Árbitro: Olegário Benquerença (Portugal)
Assistentes: José Cardinal e Bertino Miranda (ambos de Portugal)
Cartões Amarelos: Fucile, Pérez e Arévalo (Uruguai); Paintsil e Mensah (Gana)

Gols: Uruguai: Forlán, aos 9 minutos do segundo tempo
Gana: Muntari, aos 47 minutos do primeiro tempo

URUGUAI: Muslera, Maxi Pereira, Lugano (Scotti), Victorino e Fucile; Fernández (Lodeiro), Pérez, Arévalo e Cavani (Loco Abreu); Forlán e Suárez
Técnico: Óscar Tabarez

GANA: Kingson, Pantsil, John Mensah, Vorsah e Sarpei; Annan, Inkoom (Appiah), Kevin-Prince Boateng, Muntari (Adiyia) e Asamoah; Gyan
Técnico: Milovan Rajevac

 

GE.net

 

Comentários

© 2011 - 2024. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.