NO AR
Esportes

Brasil sofre, vence novamente no tie break, mas se garante nas semi

29/07/2010 às 01:07
Córdoba (Argentina)

 

AFP
Sérvia dá trabalho, mas Brasil vence e está nas semi da Liga Mundial.

Nesta quinta-feira, a seleção brasileira masculina de vôlei melhorou em relação à partida contra a Argentina, contudo precisou novamente do tie break para vencer. Os sérvios, considerados uma potência no esporte, fizeram 2 a 1 e ficaram próximos do triunfo, mas os brasileiros não se intimidaram e, aos trancos e barrancos, ganharam e garantiram classificação para as semifinais da Liga Mundial. As parciais foram 21/25, 25/22, 18/25, 25/20 e 16/14.

Após sofrer para desbancar os argentinos na quarta-feira, o técnico Bernardinho manteve a mesma formação titular (Bruninho, Vissotto, Murilo, Dante, Lucão, Rodrigão, Mário Júnior), sem o astro Giba, recém-recuperado de uma bursite. Apesar de correção de alguns erros - o bloqueio verde-amarelo ensejou uma melhora -, os sérvios foram mais eficientes nos ataques e fecharam o primeiro set por 25 a 21.

Visivelmente insatisfeito no banco de reservas, o técnico Bernardinho requisitou vários pedidos de tempo a fim de arrumar sua equipe. Para a segunda parcial, Sidão e Giba entraram no lugar de Dante e Lucão. Poucos minutos depois, Bruninho deu lugar a Marlon.

As modificações surtiram efeito e a seleção - que busca o nono título da Liga Mundial - abriu 4 a 1 no início. Mais ligados, os brasileiros conseguiram manter a "gordurinha", conseguiram tentos importantes no bloqueio e empataram o duelo. (25 a 22 ) O ímpeto nacional refletiu nos ex-iugoslavos, os quais passaram a cometer erros infantis também.

Na terceira parcial, os europeus retomaram as rédeas do confronto e emplacaram, logo de cara, 9 a 3. Após o reinício sonolento, Bernardinho deu mais um voto de confiança ao levantador Bruninho Resende e recolocou-o em quadra. Mesmo substituindo o passador, o Brasil continuou preso e a Sérvia, implacável nas defesas, não se esforçou muito para fechar o set por 25 a 18 e ficar perto da vitória, na cidade argentina de Córdoba.

Temendo uma derrota por 3 a 1 (o que significaria nenhum ponto acumulado), os atuais vice-campeões olímpicos em Pequim/2008 redobraram a atenção, combateram com maior confiança a 'muralha sérvia' e abriram 11 a 8. Apesar de mais incisivo, os jogadores tupiniquins vacilaram e viram os sérvios empatarem por 17 a 17. No entanto, nos pontos decisivos, os experientes Dante e Murilo chamaram a responsabilidade e levaram o complicado duelo para o tie break. (25 a 20).

No set de desempate, a frieza brasileira prevaleceu e os comandados de Bernardinho abriram cruciais quatro pontos de vantagem 7 a 3. Mas, a inspirada recepção sérvia voltou a amortecer as bolas brasileiras e a partida ficou 11 a 11. O equilíbrio continuou até o 14 a 14, quando o Brasil conquistou um match point e, com uma cravada de Sidão, carimbou vaga nas semifinais.

Na sexta-feira, a anfitriã Argentina (do excelente Quiroga) disputará a outra vaga com a Sérvia. Ambas as seleções têm um ponto.

 

GE.net

Comentários

© 2011 - 2024. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.