“É uma situação alarmante”, diz professor doutor da UFCG sobre animais de rua na cidade de Patos
No próximo dia 18 de maio, às 19h00, na Câmara Municipal de Patos, estará acontecendo uma sessão especial para discutir a grave situação dos animais que perambulam pelas ruas da cidade. A propositura é do vereador Sales Júnior (PRB) em consonância com voluntários que desenvolvem a campanha para Construção do Centro de Controle de Zoonoses da cidade de Patos.
Na noite desta terça-feira, dia 03, aconteceu reunião para definir os preparativos da sessão especial que terá cunho informativo e de esclarecimento sobre a real situação dos animais de rua e da necessidade urgente da construção do Centro de Controle de Zoonoses da cidade de Patos.
Presente na reunião, o professor doutor Silvano Higino, do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Patos (UFCG-Patos), fez questão de deixar claro o que é um Centro de Controle de Zoonoses: “Antigamente, a Organização Mundial de Saúde preconizava que um Centro de Zoonoses, ele teria que fazer a captura de animais errantes e o sacrifício desses animais. Só que foram feitos diversos estudos nas últimas décadas e a própria Organização Mundial de Saúde estabeleceu recentemente que essa prática, além de ser cara não surtiu o efeito desejado. Hoje, um Centro de Controle de Zoonoses, que está dentro das normativas, busca a captura dos animais errantes da cidade, o tratamento quando possível, a castração, esterilização desses animais e a vacinação deles. E o mais importante de tudo isso seria a educação da população...o Centro de Controle de Zoonoses precisa investir em política de informação da posse responsável de animais...”, relata Dr. Silvano.
Perguntado sobre como se classificaria a atual situação dos animais que perambulam pelas ruas de Patos, o professor comentou: “Eu classificaria como uma situação alarmante. A gente acompanhou na mídia, recentemente, casos de ambientes, postos de saúde tomados de carrapatos. A população não precisa andar muito para se deparar com essa situação. Cães aos montes das esquinas, cães aparentemente doentes. Então, é uma situação alarmante”, finalizou Silvano.
Por Jozivan Antero – Patosonline.com
OUÇA entrevista com o doutor professor Silvano Higino: