Banco do Brasil bloqueia contas da Prefeitura Municipal de Patos
A agência do Banco do Brasil bloqueou de forma temporária as contas da Prefeitura Municipal de Patos. O bloqueio pode ter afetado diretamente o pagamento dos vencimentos de diversos servidores públicos da edilidade, principalmente parte dos lotados na Secretaria de Municipal de Saúde.
De acordo com a secretária de Finanças do Município de Patos, Mericles de Medeiros, o problema foi ocasionado devido uma determinação da Agência Central do Banco do Brasil, que desde março lançou norma bloqueando as contas depois do pagamento de salários por parte da prefeitura aos funcionários nas agências sem que seja efetuado após dois dias o pagamento de empréstimos consignados contraídos pelos servidores, descontados nos vencimentos, mas que não são pagos pela prefeitura.
“Todos os consignados foram pagos, exceto os da saúde, pois o dinheiro não havia chegado até o dia 10. Dessa forma houve o bloqueio, mas acredito que já foi resolvido”, disse Mericles.
Os casos do não pagamento dos empréstimos consignados dos servidores da Prefeitura Municipal de Patos aos bancos estão se transformando em dezenas, e até centenas, de processos na justiça. Como os bancos não recebem os recursos que deveriam ser repassados pela prefeitura por ocasião dos empréstimos dos seus servidores, acabam colocando os clientes no cadastro de inadimplentes, no entanto, se percebeu que a culpa não é do servidor, mas sim da Prefeitura Municipal de Patos que desconta no contracheque sem repassar ao banco.
A forma que os bancos têm de receber pelo serviço de empréstimo consignado pode ter sido bloqueando as contas da Prefeitura Municipal de Patos, mas o bloqueio é quase que geral e tem causado transtornos imensuráveis aos trabalhadores.
Por Jozivan Antero – Patosonline.com