BRASILEIRÃO: Edição 2016 equilibrada por título e rebaixamento
Após muita espera, será dada a largada do Campeonato Brasileiro neste final de semana. O curioso é que na edição 2016 nenhum clube é visto como grande favorito ao título. Todos estão num nível igual. O mesmo vale para quem entrará na competição visando, primeiro, a permanência na elite.
Quatro jogos abrem a primeira rodada neste sábado, com pelo menos dois times candidatos ao título em campo. O Palmeiras recebe o Atlético-PR, às 16 horas, na Arena Palestra, em São Paulo. O Verdão voltou a investir na temporada e quer compensar a perda do título do Campeonato Paulista. O Furacão é visto como ‘incógnita’.
Mais à noite, o Atlético-MG recebe o Santos, às 18h30, na Arena Independência, em Belo Horizonte. O Galo tem um bom elenco, não à toa está nas quartas de final da Libertadores. Investiu para ser campeão nesta temporada. Apesar disso entrará em campo com um time reserva nas primeiras rodadas. O Santos, campeão Paulista, tem elenco mediano e sonha pelo menos com a Libertadores.
No outro duelo de sábado, Flamengo e Sport se enfrentam às 16 horas, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Mengo e Sport tiveram um primeiro semestre para ser esquecido. Não venceram seus Estaduais e entram em campo pressionados pela torcida para apresentar um bom futebol. Por fim, o Coritiba enfrenta o Cruzeiro, às 21 horas, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba.
No domingo serão mais sete jogos. Atual campeão, o Corinthians recebe o Grêmio, ás 16 horas, em Itaquera. O Corinthians está longe de ser favorito pelo título. Ainda não encontrou um padrão tático com Tite, tanto que ficou de fora da final do Paulistão e acabou eliminado pelo Nacional, do Uruguai, nas oitavas de final da Libertadores. O Grêmio tem elenco mediano e deve, novamente, brigar pela Libertadores de 2017.
Sempre com bons elencos, o Internacional quer acabar com a sina de ficar pelo caminho. O Colorado estreia diante da Chapecoense, às 18h30, no Beira-Rio, em Porto Alegre. Será o encontro do campeão Gaúcho com o campeão Catarinense. Um duelo interessante logo na rodada de abertura do campeonato.
Outros confrontos colocam frente a frente clubes que ainda são dúvidas. Um exemplo é o duelo entre América-MG e Fluminense, às 16 horas, no Independência em Belo Horizonte. Além de Figueirense e Ponte Preta, no mesmo horário, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis.
Um duelo interessante será no domingo cedo, entre Santa Cruz e Vitória, às 11 horas, no Estádio do Arruda, em Recife. Dois campeões Estaduais que subiram na Série B do ano passado. A meta é a permanência, mas se ‘pintar’ algo a mais estará no lucro.
Ainda jogam no domingo, Botafogo e São Paulo, também às 11 horas, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.
Por Agência Futebol Interior