Rede de assistência à saúde mental em Patos comemora o dia da Luta Antimanicomial
Diversas entidades e serviços de saúde da cidade de Patos se reuniram nesta quarta-feira, dia 18, na Praça Getúlio Vargas, para comemorar o dia D do MOVIMENTO DA LUTA ANTIMANICOMIAL, que tem como meta promover a substituição progressiva dos hospitais psiquiátricos tradicionais por serviços abertos de tratamento e formas de atenção dignas às pessoas com transtornos mentais.
A Secretaria de Saúde do município esteve presente com equipes de profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS AD, CAPSi e CAPS II), além de outros serviços que prestam assistência à rede de saúde mental.
O coordenador da Saúde Mental em Patos, Diego Andrade, ressaltou a qualidade na assistência aos usuários dos CAPS e ainda enfatizou a implantação do CAPS AD (Porte 1), que funcionará 24 horas atendendo as pessoas que sofrem com transtornos derivados do uso de substâncias psicoativas.
O psicólogo Ivomar Teixeira que atua prestando assistência à rede de saúde mental através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), disse que na próxima sexta-feira, dia 20, a partir das 08h00 no CEREST, haverá uma oficina sobre a importância do matriciamento entre os serviços direcionados à saúde mental em Patos.
A comemoração alusiva ao MOVIMENTO DA LUTA ANTIMANICOMIAL encerrou com uma atividade física coletiva, com a participação de todos os presentes.
Fonte: Ascom PMP