Níveis dos açudes e barragens que abastecem Patos e região gera preocupação. Veja índices!
É bastante preocupante a situação dos açudes e barragens que abastecem dezenas de cidades no sertão paraibano. As chuvas caídas durante o período chuvoso não foram suficientes para fazer transbordar os principais mananciais que garantem água potável para milhares de pessoas nos municípios.
A mistura pouca água nos mananciais e alto consumo nas cidades pode gerar um caos no abastecimento caso não se mude hábitos. A preocupação do engenheiro João Batista, da EMPASA, são de que a falta do uso racional da água, evaporação nos açudes e barragens, além do período chuvoso com chuvas abaixo da média deixem o problema ainda maior.
De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas no Estado da Paraíba (AESA-PB) os níveis nos reservatório que abastecem as cidades do sertão são os seguintes:
Coremas tem apenas 8,5% da sua capacidade total; Mãe D´água 13,6%; Barragem da Farinha 39,7%; Capoeira 21,5% e o Açude do Jatobá 15,2%. Destaque para os mananciais Coremas/Mãe D’água que são responsáveis pelo abastecimento de dezenas de cidades através da Adutora Coremas/Sabugi.
“Em minha opinião, acredito que as chuvas estão no seu final e agora teremos apenas chuvas isoladas e de pouco impacto no que diz respeito ao abastecimento dos reservatórios. Segundo as autoridades, para o ano vai ser de muita chuva. Pedimos a Deus que nos ouça, pois a situação é muito complicada”, relata João Batista.
Por Jozivan Antero – Patosonline.com