Equipes do SAMU fazem cota para se alimentar durante plantão em Patos
Alimentação precária ou mesmo a total ausência de refeições está se tornando rotina para as equipes plantonistas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da cidade de Patos. Neste domingo, dia 29, durante o almoço, os plantonistas se alimentaram com uma pequena quantidade de arroz, macarrão e pequenos pedaços de linguiça calabresa.
Durante a noite não houve janta. Os plantonistas fizeram cota para se alimentar, a chamada “vaquinha”. Outros profissionais, por falta de recursos, pediram ajuda aos familiares e amigos que vieram deixar um lanche na base do SAMU, localizada no Bairro São Sebastião.
No último domingo, dia 15 de maio, os profissionais estavam tendo que se ausentar do plantão para se alimentar. Ao tomar conhecimento do fato, o secretário de Saúde do Município de Patos, José Francisco de Sousa “Zeca”, enviou pizzas para suprir a janta.
A reportagem tentou contato com o secretário de Saúde, no entanto, não obteve êxito. O coordenador-geral do SAMU, Anderson Sóstenes, respondeu a reportagem dizendo que não sabia do ocorrido, mas a partir desta segunda-feira, dia 30, o problema seria solucionado de forma definitiva.
Por Jozivan Antero – Patosonline.com