NO AR
Esportes

Alonso conta com a sorte e vence prova conturbada na Coreia; Massa é 3º

24/10/2010 às 12:10

Se antes a dúvida era quanto ao atraso das obras, neste domingo o GP da Coreia do Sul correu risco de não acontecer por causa da forte chuva que chegou a atrasar a largada e suspender a prova. E o cancelamento da etapa seria a situação ideal para a Red Bull, que viu seus dois carros abandonarem a pista. A vitória caiu no colo de Fernando Alonso, que venceu pela quinta vez e assumiu a liderança do campeonato.

Lewis Hamilton chegou em segundo lugar e se manteve na briga pelo título, e a Ferrari completou a sua festa com Felipe Massa no pódio em terceiro lugar.

"Estou muito feliz por mim e pela equipe, acho que todos fizeram um trabalho excelente. A corrida foi muito boa, são pontos importantes para a equipe", comentou Felipe na entrevista coletiva depois da corrida.

A Red Bull, por sua vez, desperdiçou uma corrida que estava em suas mãos. Sebastian Vettel, que largou na pole position, liderava tranquilamente até a 45ª volta, quando seu motor explodiu. Antes disso, seu companheiro Mark Webber, que era o líder do campeonato, já tinha abandonado depois de perder o controle do carro e bater sozinho.

Depois da caótica prova na Coreia, Webber caiu para a segunda posição no Mundial, com 11 pontos a menos que os 231 do líder Fernando Alonso. Lewis Hamilton subiu para a terceira posição com 210, e Sebastian Vettel caiu para quarto, com 206. Jenson Button ficou apenas com a 12ª posição e já não tem mais chances reais a duas etapas do fim da temporada.

Rubens Barrichello, chegou em sétimo, e Michael Schumacher, quarto colocado, repetiu seu melhor resultado desde o retorno à Fórmula 1. Lucas di Grassi abandonou, e Bruno Senna obteve um 14º lugar.

A prova acabou sob o crepúsculo no circuito de Yeongam, que sofreu muito com a drenagem da pista após a forte chuva que atingiu a pista neste domingo. A largada chegou a ser adiada por 10 minutos antes de começar com bandeira amarela e, após três voltas, a corrida foi suspensa por quase uma hora.

A hipótese de a prova acabar antes por causa da falta de luz natural era real, e nesse caso a corrida valeria apenas metade dos pontos. Os pilotos reclamaram muito da falta de visibilidade, mas os diretores da prova optaram por manter a disputa em 55 voltas, como era previsto.

Se era difícil terminar a prova, pior foi começar. Depois do adiamento da largada de da bandeira vermelha, a corrida reiniciou com o safety car, que ficou na pista até a 17ª volta. Depois disso, Webber só conseguiu completar dois giros. O australiano subiu demais na zebra, deixou o carro escorregar, perdeu o controle e saiu rodando pela pista. Sobrou também para Rosberg, que atingiu a Red Bull desgovernada.

Porca da sorte

Vettel seguiu na liderança à frente de Alonso e Hamilton, até que os pilotos foram para os boxes para colocar pneus intermediários. Um mecânico da Ferrari deixou uma porca cair e atrasou Alonso, que perdeu a posição para Hamilton. para a sorte do funcionário, o espanhol recuperou a posição após um erro do inglês na pista.

Na 45ª volta, a pressão sobre o mecânico da Ferrari que deixou a porca cair virou euforia quando o carro de Sebastian Vettel começou a soltar faíscas e fumaça. Alonso assumia a liderança, com Hamilton logo atrás e Felipe Massa em terceiro lugar, formação que se manteve até o final.

 

Do Uol Esporte

Comentários

© 2011 - 2024. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.