NO AR
Gerais

Segunda etapa da vacinação contra Aftosa se encerra neste domingo

28/10/2010 às 18:10

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa que teve início no dia 1 deste mês de outubro, na Fazenda Santa Rita, distrito de Patos, será encerrada neste domingo (31). A Febre Aftosa é uma doença de fácil contágio e que se propaga rapidamente entre os rebanhos bovinos e bubalinos.

O diretor técnico da EMATER, Afonso Cartaxo, lembrou quanto é importante que os criadores de bovinos e bubalinos do estado da Paraíba, se convençam que é extremamente necessário vacinar seus animais.

“Anteriormente o estado da Paraíba estava isolado do resto do país exatamente por não ter vacinado seus rebanhos. Graças a implantação da vacina aqui, hoje nós saímos dessa situação crítica, e atualmente o estado encontra-se classificado como risco médio. A nossa meta é alcançar o índice de 90% em relação a vacinação dos rebanhos”, disse Afonso.

Para Sebastião dos Santos – secretário de Agricultura e Meio Ambiente, a vacinação é importante principalmente para aqueles que comercializam animais que serão abatidos no Matadouro de Patos. “Vale também lembrar que essa vacinação é importante principalmente para os animais que são abatidos no Matadouro Público de Patos, pois só irão adentrar animais que possuam o GTA. Estamos orientando os criadores e já percebemos um maior esclarecimento por parte deles quanto á importância da vacina”, relatou.

A GTA – Guia de Trânsito Animal, é um documento fornecido ao criador após a vacinação do animal, contendo todas as características deste, para que o mesmo possa circular livremente. Os animais que não possuem esse documento são impedidos de ser comercializados.

Para adquirirem a vacina, os criadores devem se dirigir as farmácias veterinárias, munidos de CPF, isopor com gelo, e sabendo a quantidade de animais a serem vacinados.

 

 

(HB) - Secom PMP

Comentários

© 2011 - 2024. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.