NO AR
Evangelização

Centenário: Francisco e Jacinta Marto vão ser canonizados em Fátima no dia 13 de maio

20/04/2017 às 08:04

Decisão tomada em reunião do Papa com cardeais

Fátima, 20 abr 2017 (Ecclesia) - O Papa Francisco anunciou hoje no Vaticano que vai presidir à canonização de Francisco e Jacinta Marto em Fátima, no dia 13 de maio, anunciou o Santuário português, em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Os dois pastorinhos de Fátima tornam-se assim nos mais jovens santos não-mártires da história da Igreja Católica.

A decisão sobre o local e data da canonização foi tomada hoje num Consistório Público, reunião formal de cardeais, realizada no Palácio Apostólico do Vaticano, e anunciada pelo Papa, em latim.

O Santuário de Fátima "volta assim a ser o palco de uma cerimónia no processo de canonização de Francisco e Jacinta, depois de, a 13 de maio de 2000, João Paulo II ter presidido ali à beatificação dos dois videntes", assinala a instituição.

A canonização acontece após a aprovação, a 23 de março, de um milagre atribuído a Francisco e Jacinta, última etapa do processo, iniciado há 65 anos.

No processo de Francisco e Jacinta Marto, foi aceite como milagre a cura milagrosa de uma criança no Brasil.

A decisão da comissão de peritos ou científica sobre a aceitação do milagre foi posteriormente analisada por uma comissão de teólogos, que recomendou a aceitação à Congregação para a Causa dos Santos.

O decreto saído da Congregação, declarando santos os dois beatos, foi então submetido à aprovação do Papa Francisco, recorda o Santuário de Fátima.

A canonização é a confirmação, por parte da Igreja Católica, de que alguém é digno de culto público universal, podendo ser apresentado aos fiéis como intercessor e modelo de santidade.

A festa litúrgica de Francisco e Jacinta Marto ocorre a 20 de fevereiro, dia da morte de Jacinta.

As celebrações de canonização acontecem, por norma, na Praça de São Pedro, onde o Papa Francisco presidiu a oito cerimónias do género desde 2013, mas o atual pontífice já canonizou dois sacerdotes em viagens ao estrangeiro: São José Vaz (14 de janeiro de 2015, Sri Lanka) e São Junípero Serra (23 de setembro de 2015, Estados Unidos da América).

Do PR/OC

 

Comentários

Mais da Rádio Espinharas

Evangelização

Papa: ir à Missa é como ir ao Calvário

Cidade do Vaticano (RV) - “Quando vamos à Missa é como se fôssemos a um Calvário. (...) Cada celebraç...

Evangelização

Papa: colonização cultural ou ideológica não tolera diferenças

Cidade do Vaticano (RV) - A colonização cultural ou ideológica não tolera as diferenças e torna tudo igua...

Evangelização

Papa: Existe um mal difuso em ver o policial como um inimigo

Cidade do Vaticano (RV) -  O escasso sentido de responsabilidade por parte de muitos motoristas que fazem das estradas uma pista de &ld...

© 2011 - 2017. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: