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Ouvidora geral do Estado esclarece trabalho da Ouvidoria do Hospital de Patos

29/07/2010 às 01:07

A coordenadora da Ouvidora geral da Secretaria de Saúde do Estado,  Diana Flávia, esteve em Patos nesta quarta-feira 09, onde manteve reunião com funcionários da Ouvidoria do Hospital Regional Dep. Janduhy Carneiro. No encontro, que contou com a presença da diretora do Regional, Paula Maia, Drª Flávia fez uma avaliação do papel da Ouvidora, apontando avanços e como os serviços oferecidos à sociedade podem ser melhorados.

Um dos assuntos da pauta dessa reunião foi a criação da ouvidoria do Hospital Infantil Noaldo Leite e da Maternidade Peregrino Filho. “Temos equipamentos de informática, sistema de informação, folders explicativos e material humano, que vai ser qualificado para assumir essas ouvidorias”, explicou Flávia.

Na próxima semana as equipes do Infantil e Maternidade se deslocam para a Capital, onde serão treinadas. Logo que retornarem elas assumem sua função. Ela falou sobre a descentralização dos serviços da Ouvidoria Geral do Estado, localizada em João Pessoa, como forma de facilitar o acesso da população e atendimento de suas queixas, dando maior resolutividade às suas denúncias, suas reivindicações. 

“Apesar de nosso 0800 ser de fácil acesso, entendemos que seria mais proveitoso ter uma ouvidoria aqui, no Janduhy, pertinho da comunidade”, enfatizou. Médicos que dão expediente de acordo com sua vontade, desrespeitando seu horário de trabalho; funcionários que descarregam seu estresse n o paciente, fazendo mal atendimento, são algumas das principais reclamações recebidas pela Ouvidoria do Regional de Patos, segundo Drª Flávia. Ela previu que, a partir desse trabalho que vem sendo feito pela Ouvidoria, com a conscientização da população para a reclamação, a busca por seus direitos, atos reprováveis dos profissionais de saúde vão desaparecer.

A ouvidora geral informou que a Ouvidora recebe denúncia seja pessoalmente, de maneira anônima, por telefone, pelo 0800 083 5000, por carta, email, enfim de todas as maneiras possíveis para os usuários e que os reclames são direcionados a quem pode resolver, que são os parceiros: CRM, Coren,  direção do Hospital, Ministério Público.

Ela alertou para a importância dos usuários, ao se sentirem injustiçados ao procurarem os hospitais, terem a consciência de reclamar, exigir seus direitos. Diana ainda participou de entrevista na Rádio Espinharas, emissora em que fez explanações sobre o órgão, verdadeiro porta-voz do usuário dos SUS e tirou dúvidas dos ouvintes.

Em Patos quem quiser fazer alguma reclamação sobre os serviços hospitalares de Patos podem se dirigir à Sala de Acolhimento, onde funciona a Ouvidoria, a qual funciona nos períos da manhã e tarde, sem intervalo para almoço. Ou ainda pelo 0800 083 5000 ou acessando o link do órgão no site do governo do Estado, o www.paraiba.pb.gov.br.

 

www.hrpatos.pb.gov.br

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