NO AR
Esportes

Praticantes de escalada relatam potencial do esporte na região de Patos – Veja vídeos!

12/11/2017 às 14:11

Os inselbergues ao redor do Município de Patos estão aos poucos sendo explorados para a prática dos que são apaixonados por entretenimento radical. A Morada do Sol tem uma das maiores concentrações de formações rochosas propícias para a prática da escalada, no entanto, passava quase que despercebida para o grande potencial turístico desse esporte que cresce em todo o mundo.

Bastou o artista plástico Murilo Santos dar os primeiros passos para a prática da escalada que em pouco tempo o cenário poderoso dos paredões rochosos do sertão começou a mudar. Após começar a colocar em prática a escalada no espaço adaptado na Rua Benjamim Constante, Jardim Califórnia, próximo ao Terreiro do Forró, em Patos, para que o desejo por aventuras maiores invadisse o seu desejo de aventura.

Assim surgiu o Ateliê Boulder Clube, inclusive com esse mesmo nome no Facebook. No local, o artista-plástico-escalador montou uma estrutura para receber os amigos que também praticam o esporte e aqueles que estão curiosos. Nesta sexta-feira, dia 11, a reportagem do Patosonline.com fez uma visita agendada para conhecer um pouco mais sobre o que tem fascinado os que começam a prática da escalada, seja indoor ou nos inselbergues da região.

O veterano escalador Big Man, que reside em Natal (RN) e criou a página Escalada Nordeste, esteve na cidade de Patos para explorar o potencial da região e trocar experiência com os praticantes do esporte no município. Big Man estava com material de escalada e expôs para que se conheça um pouco dos equipamentos usados no dia a dia do esporte.

Com um número ainda pequeno diante de um esporte que tem milhares de praticantes por todo o mundo, a prática de escalar vem crescendo em Patos. Murilo Santos disse que os esportistas da cidade já começaram a colocar grampos nos inselbergues. Eles gastaram dinheiro do próprio bolso e esperam que o poder púbico comece a despertar para o potencial da região.

Falando sobre o que representa a região de Patos diante de outra pelo mundo, relatou Murilo: “...a gente vive num paraíso para escaladas. Em João Pessoa, por exemplo, e em outras cidades da Europa e Estados Unidos, para você escalar, você espera a semana inteira, chegar um final de semana que você tenha tempo para programar uma viajem e você viaja para um lugar que tenha rocha. Patos a gente escolhe a rocha e em quinze minutos a gente está em qualquer pico de escalada com mais de cento e vinte metros...”.

Espinho Branco, Picotes, Pedra da Pia, dentre outros inselbergues, já receberam a visita nos seus paredões rochosos de Murilo, Wagner (bombeiro militar), Andrey, Rômulo e demais praticantes da escalada.

Quem quiser conhecer mais sobre o esporte pode visitar o Atelier Boulder Clube e ouvir a entrevista com Murilo Santos.

 

 

Jozivan Antero – Patosonline.com

Fotos: Jozivan/ Vídeos Alex Costa


   Mais mídias

Comentários

Mais da Rádio Espinharas

Esportes

5º Jogos de Futebol de Salão movimentam o grande bairro Jatobá, em Patos

Durante 45 dias, 16 equipes se enfrentaram na 5ª Edição dos Jogos de Futebol de Salão que aconteceu no Giná...

Esportes

Diretoria do Esporte convoca torcida de Patos para prestigiar apresentação do elenco-2018

Em contato com o Presidente do Esporte Clube de Patos, Dário Leitão, o mesmo concedeu entrevista e falou da importância ...

Esportes

Presidente vê Naça prejudicado \"mais uma vez\" pela arbitragem no Paraibano Sub-19

Eliminado nas semifinais do Campeonato Paraibano Sub-19, o Nacional de Patos parou nas cobranças de pênaltis e não con...

© 2011 - 2018. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: