NO AR
Política

Vereadora visita UBS's e detecta que cadeiras de rodas ainda não foram disponibilizadas, conforme prometia decreto

22/11/2017 às 12:11

Durante a sessão ordinária desta terça-feira, 21, na Câmara de Patos, a vereadora Fátima Bocão (PMDB) levou à tribuna problemas que estão ocorrendo no município de Patos, a exemplo da falta de realização de exame de vista pelo município e a não entrega de kits para as gestantes.
 Um dos questionamentos levado à tona por Fátima Bocão foi com relação ao decreto do Prefeito de Patos, Dinaldo Filho, onde o mesmo apresentou na Câmara sobre a diponilidade de caderias de rodas em unidades básicas de saúde, bem como vetou o PL n° 34/2017, de autoria de Fátima Bocão, com o mesmo intuito. Porém, o projeto foi vetado por 11 votos a 4.
À época, por intermédio do líder do governo, o prefeito apresentou o decreto n° 029/2017 informando que fica determinado a Secretaria Municipal de Saúde a disponibilizar cadeiras de rodas para permitir o acesso de pacientes com dificuldades de locomoção em todas as unidades de saúde mantidas pelo Município.
Porém, desde a aprovação do veto, dia 25 de julho, as cadeiras de roda, segundo a vereadora, estão em falta. Ela disse que visitou nesta terça quatro UBS’s e em nenhuma delas continha o equipamento que seria disponibilizado após 15 dias da apresentação do decreto.
“Hoje eu comecei minhas visitas às unidades de saúde e amanhã eu vou continuar, porque as cadeiras não chegaram e nem o decreto chegou”, afirmou a parlamentar mirim.
Outro destaque da vereadora foi à marcação de consultas exame de vista, onde ela afirmou que desde o começo do ano vem cobrando e nada ainda foi resolvido.
“Exame de vista, desde janeiro que a gente vem sofrendo com isso. Há seis meses estou na Câmara, toda sessão eu falo sobre esse exame e nada. Ontem eu fui até o Frei Damião e lá eu vi que não está funcionando. Isso é uma falta de respeito com o povo, com a população, à criança, ao idoso, àquelas pessoas que têm glaucoma, que tem diabetes. Elas estão sofrendo com falta dos exames de vista. Isso é uma falta de responsabilidade, de respeito com o povo de Patos. Eu não admito, não vou me calar e vou continuar”, reclamou.
Quanto à realização de outros exames, Fátima Bocão explicou que encontrou uma paciente que teve que entrar com ação no Ministério Público para realizar uma colonoscopia. Ela lamentou os problemas que estão ocorrendo.
“A saúde está doente, o povo está doente, a cidade está abandonada, está um caso fora de sério e nós não vamos admitir e aqui quero pedir mais uma vez ao prefeito que ele faça alguma coisa pela cidade de Patos”, frisou.
A vereadora ainda pediu pelas gestantes do município de Patos, uma vez que ainda não receberam os kits contendo o enxoval de seus bebês. “A primeira dama é madrinha das creches, que tal se ela fosse também a madrinha das gestantes! Hoje, onze meses de administração e nenhum kit gestante foi entregue”, reclamou.
 
Ela ainda sugeriu que a entrega seja realizada para o festejo natalino.
O espaço fica aberto caso a Comunicação da Secretaria de Saúde e de Desenvolvimento Social do município queiram se pronunciar a respeito das problemáticas apresentadas pela vereadora durante a sessão.
Após o pronunciamento, nenhum vereador da base rebateu as reclamações da parlamentar mirim.
Fonte: Patosverdade

Comentários

© 2011 - 2024. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.