NO AR
Justiça

Juiz da 4ª Vara de Patos obriga governo do Estado a garantir medicamento a paciente com neoplasia de próstata

05/12/2017 às 10:12

O juiz titular da 4ª Vara da Comarca de Patos, Ramonilson Alves Gomes, deferiu a tutela de urgência para determinar que o Estado da Paraíba forneça a um paciente o o medicamento ZYTIGA 250MG (120 comprimidos/mês), postulado na petição inicial da Ação Ordinária nº 0805381-92.2017.8.15.0251. 

A determinação deve ser cumprida no prazo de 10 dias, sob pena de bloqueio de valores suficientes à aquisição do fármaco na rede privada de farmácias.

Na decisão, o magistrado estipulou ao autor da ação que, a cada seis meses, apresente laudo médico atualizado atestando a manutenção do tratamento e, se for o caso, a permanência da necessidade da medicação, sob pena da revogação da medida emergencial.

De acordo com os autos, o autor é portador de neoplasia de próstata hormônio refratária (CID 10 C61), sendo necessário o uso da medicação acima referida, até progressão da doença. O paciente alega ainda que o medicamento possui custo elevado e não detém condições financeiras de adquiri-lo. 

Ainda segundo o relatório, o Estado negou o fornecimento do medicamento sob o argumento de que não consta na relação de distribuição do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ao decidir, o juiz observou que estavam presentes os requisitos para a concessão da tutela provisória de urgência, uma vez que existia a probabilidade no direito pleiteado e que, igualmente, o risco da demora no fornecimento do medicamento era presumível, haja vista que o atraso na prestação jurisdicional podia comprometer o tratamento do autor.

 

Fonte: TJPB 

 

Comentários

Mais da Rádio Espinharas

Justiça

MPE: Prefeito afastado Dinaldinho é denunciado por improbidade administrativa no caso do uso de veículo locado, e usado por primeira-dama. Escute

O prefeito afastado de Patos, Dinaldo Wanderley Filho, Dinaldinho (PSDB) parece não viver um bom momento na sua vida pública. ...

Justiça

Superior Tribunal de Justiça nega pedido de Dinaldinho Wanderley para voltar a Prefeitura de Patos

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) tornou pública a decisão tomada no último dia 06 de novembro de 2018, e neg...

Justiça

Em alternativa à prisão, MPE sugere manutenção do afastamento de Dinaldinho Wanderley

Em nova denúncia contra o prefeito afastado da cidade de Patos, Dinaldinho Wanderley (PSDB), o Ministério Público Estad...

© 2011 - 2018. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: