NO AR
Gerais

Dona de casa mantém tradição de fabricação artesanal de lambedor e faz sucesso na cidade de Patos

12/06/2018 às 14:06

A tradição milenar da utilização de ervas, raízes, caules e folhas das plantas naturais para fins medicinais continua em pleno vigor no sertão nordestino. A conhecida fitoterapia resiste ao tempo e tem sido comum encontrar quem faça remédios caseiros para a família e também para comercialização em pequena escala.

A senhora Gertrudes Vieira, 68 anos, residente no Bairro Novo Horizonte, em Patos, aprendeu a fazer lambedor quando era bem mais jovem e morava com os seus pais no Sítio Conceição, próximo ao Distrito de Santa Gertrudes, também Município de Patos. Ela relata que fez lambedor para os netos que estavam com gripe e tossindo.

O lambedor fez bem aos netos e uma das filhas de Gertrudes sugeriu oferecer o produto nas redes sociais. Bastou oferecer e já surgiram os que quiseram adquirir o lambedor. Em menos de 15 dias, o lambedor se espalhou por vários locais da cidade de Patos e várias garrafinhas foram entregues ao preço de R$ 10,00.

A receita do lambedor de Dona Gertrudes tem papaconha, cebola branca, malva do reino, cumaru, limão, romã, gengibre e muita paciência até chegar ao ponto. A dona de casa disse que utiliza fogo de lenha ou carvão, pois se faz necessário devido ao tempo e à fervura ideal.

O lambedor fez tanto sucesso que Dona Gertrudes pediu para uma das filhas atender aos pedidos dos que querem adquirir o produto que é feito em pequena quantidade, mas que tem tido clientela fiel. Pelo telefone WhatsApp (83) 9 8856 9824 as informações podem ser obtidas.

 

 

Por Jozivan Antero – Patosonline.com

 

Comentários

Mais da Rádio Espinharas

Gerais

Comissão agiliza revitalização do leito do rio Espinharas e limpeza da vegetação às suas margens

O prefeito Bonifácio Rocha recebeu, na manhã desta sexta-feira (07), em seu gabinete, uma comissão retirada de audi&eci...

Gerais

“Quero conhecer minha mãe biológica que mora em Patos”, diz filho que atualmente reside em João Pessoa

Paulo Ferreira Herculano relata que nasceu entre os anos de 1971/1974, possivelmente na segunda semana de outubro, na Maternidade Dr. Peregr...

Gerais

MPE recebe denúncia sobre demora de atendimento ao SAMU no Complexo Hospitalar Regional na cidade de Patos

As novas regras determinadas pela empresa Gerir, que administra o Complexo Hospitalar Regional, em Patos, com relação ao preen...

© 2011 - 2018. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: