NO AR
Gerais

Dona de casa mantém tradição de fabricação artesanal de lambedor e faz sucesso na cidade de Patos

12/06/2018 às 14:06

A tradição milenar da utilização de ervas, raízes, caules e folhas das plantas naturais para fins medicinais continua em pleno vigor no sertão nordestino. A conhecida fitoterapia resiste ao tempo e tem sido comum encontrar quem faça remédios caseiros para a família e também para comercialização em pequena escala.

A senhora Gertrudes Vieira, 68 anos, residente no Bairro Novo Horizonte, em Patos, aprendeu a fazer lambedor quando era bem mais jovem e morava com os seus pais no Sítio Conceição, próximo ao Distrito de Santa Gertrudes, também Município de Patos. Ela relata que fez lambedor para os netos que estavam com gripe e tossindo.

O lambedor fez bem aos netos e uma das filhas de Gertrudes sugeriu oferecer o produto nas redes sociais. Bastou oferecer e já surgiram os que quiseram adquirir o lambedor. Em menos de 15 dias, o lambedor se espalhou por vários locais da cidade de Patos e várias garrafinhas foram entregues ao preço de R$ 10,00.

A receita do lambedor de Dona Gertrudes tem papaconha, cebola branca, malva do reino, cumaru, limão, romã, gengibre e muita paciência até chegar ao ponto. A dona de casa disse que utiliza fogo de lenha ou carvão, pois se faz necessário devido ao tempo e à fervura ideal.

O lambedor fez tanto sucesso que Dona Gertrudes pediu para uma das filhas atender aos pedidos dos que querem adquirir o produto que é feito em pequena quantidade, mas que tem tido clientela fiel. Pelo telefone WhatsApp (83) 9 8856 9824 as informações podem ser obtidas.

 

 

Por Jozivan Antero – Patosonline.com

 

Comentários

© 2011 - 2024. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.