NO AR
Evangelização

Diocese de Patos celebra Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

16/06/2018 às 13:06

A Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) da Diocese de Patos celebrou, nesta sexta-feira, 15 de junho, o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa com várias atividades.

A PPI promoveu panfletagem nas escolas e instituições, palestras com psicólogos, divulgação da palavra do bispo Dom Eraldo Bispo da Silva, programas de rádio, celebrações e visita às pessoas idosas.

O bispo Dom Eraldo destacou o mercado capitalista como uma das principais formas de violência contra a pessoa idosa. "Primeiro quero lembrar que nós vivemos numa sociedade consumista, utilitarista, é uma sociedade do sistema capitalista, uma sociedade de produção. Os meios de produção são importantes, não em si mesmos. Mas eles são importantes enquanto produzem, enquanto geram riquezas e lucros. Esta lógica do mercado capitalista gera problemas seríssimos para a vida humana. Por exemplo, a pessoa idosa que não produz mais do ponto de vista técnico, do ponto de vista econômico, do ponto de vista do mercado de trabalho. Eu diria então, que a pessoa humana sofre violência porque ela não produz, então ela é considerada como um peso para o desenvolvimento da sociedade. Primeira e grande violência esta forma de excludente", concluiu o bispo dom Eraldo.

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, 15 de junho, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), visa sensibilizar a sociedade em prol do combate à violência contra idosos e a disseminação do entendimento da violência como violação aos direitos humanos. O objetivo é garantir o envelhecimento de forma saudável, tranquila e com dignidade.

No Brasil, a população passa por uma profunda mudança em suas características demográficas, principalmente com o crescimento expressivo das pessoas com mais de 60 anos - em especial do subgrupo de mais de 80 anos. Existem quase 20 milhões de pessoas idosas no país. Isso representa 11% da população, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Projeções mostram que em 2050 haverá duas vezes mais idosos do que crianças no Brasil.

 

 

Por Airton Alves - Patos Verdade

 

   Mais mídias

  • 2.jpg
  • 3.jpg

Comentários

Mais da Rádio Espinharas

Evangelização

Grupo de oração realiza show católico no dia 14 de novembro

O grupo de oração Divino Salvador, estará realizando dia 14 de novembro, no largo da  igreja de Nossa Senhora de F...

Evangelização

Paróquia Nossa Senhora das Neves, Conjunto Bivar Olinto, se prepara para ordenação de um novo padre

A Paróquia Nossa Senhora das Neves, situada no Bairro Bivar Olinto, sediará uma Ordenação Sacerdotal na pr&oacut...

Evangelização

Padre Fabricio celebrará Missa da renovação da Aliança quinta no Santuário Mãe Rainha

Nesta quinta-feira (18), às 19 horas acontecerá no Santuário Mãe Rainha em Patos, a Missa da renovaç&atil...

© 2011 - 2018. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: