NO AR
Evangelização

Sexta começará a Festa de Nossa Senhora Da Guia, padroeira da Diocese de Patos-PB. Veja o vídeo

12/09/2018 às 15:09

A Festa da Guia é um evento religioso dos cristãos católicos patoenses que teve início há 230 anos, quando chegou nessa região das espinharas a imagem de Nossa Senhora da Guia para fundar neste chão a Vila dos Patos, hoje Cidade de Patos, a maior do sertão. Ela, além de figurar no campo religioso como grande retiro espiritual do povo de Deus, que engloba toda a Diocese, compreendida por 38 municípios, tornou-se a maior festa social e cultural do sertão paraibano. É um grande momento de partilha e recordação da vida, espiritualidade e confraternização dos devotos da Mãe da Guia. Neste ano de 2018 a Festa da Guia traz para reflexão de todos o tema, Com Maria, aprendamos: "Vinde e vede, Ide e anunciai".

Este tema quer nos lembrar que Maria foi quem primeiro atendeu o chamado de Jesus (Vinde e Vede) e também quem primeiro obedeceu sua ordem (Ide e Anunciai) para a missão do Reino de Deus.

Observando este tema e o testemunho de Maria queremos viver e ser uma Igreja essencialmente missionária, que está sempre perto de Jesus, obedecendo sua palavra, para melhor evangelizar a todos. Este tema está em plena sintonia com o Ano Missionário da Diocese que celebrará em 2019 os seus 60 anos de caminhada de evangelização nestas terras sertanejas da Paraíba.

A Festa da Guia todos os anos busca angariar recursos financeiros para custear os trabalhos na Catedral de Patos. Em especial neste ano de 2018 a finalidade da arrecadação dos recursos adquiridos será para financiar a realização de um projeto de instalação de energia solar  para reduzir as despesas com contas de energia e para viabilizar uma forma sustentável de exploração dos recursos naturais tendo em vista favorecer uma contribuição considerável para a preservação do meio ambiente. Todos os anos, em preparação à Festa da Guia, várias peregrinações com a Imagem de Nossa Senhora da Guia peregrinam por casas, famílias, ruas, comércio, repartições públicas e também nas famílias de patoenses que vivem em João Pessoa.

Neste ano de 2018 as peregrinações superaram todas as expectativas. Mais famílias, mais pessoas receberam a visita das imagens peregrinas e puderam receber a presença de Jesus com a visita de sua mãe, pois Maria apresenta Jesus sempre em primeiro lugar. Na parte social da festa todas as noites, após o novenário, teremos no largo Dom Gerardo quermesses com comidas típicas, atrações culturais, músicas ao vivo, bingos e muita animação, além da presença dos parques e barracas nas ruas principais. Neste sentido, o padre Joacio Nóbrega "convida todos os patoenses e devotos de Nossa Senhora da Guia de toda diocese, de outras cidades e estados, para vivenciarem de 14 a 24 de setembro este retiro espiritual" com piedade, devoção e em clima confraternização. Viver a Festa da Guia é voltar às fontes, as origens da fé, e celebrar momentos intensos de espiritualidade cristologica e muita animação.

 

Veja o vídeo:

 

 

 

Fonte: Diácono Gildenor Oliveira

 

Comentários

Mais da Rádio Espinharas

Evangelização

Grupo de oração realiza show católico no dia 14 de novembro

O grupo de oração Divino Salvador, estará realizando dia 14 de novembro, no largo da  igreja de Nossa Senhora de F...

Evangelização

Paróquia Nossa Senhora das Neves, Conjunto Bivar Olinto, se prepara para ordenação de um novo padre

A Paróquia Nossa Senhora das Neves, situada no Bairro Bivar Olinto, sediará uma Ordenação Sacerdotal na pr&oacut...

Evangelização

Padre Fabricio celebrará Missa da renovação da Aliança quinta no Santuário Mãe Rainha

Nesta quinta-feira (18), às 19 horas acontecerá no Santuário Mãe Rainha em Patos, a Missa da renovaç&atil...

© 2011 - 2018. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: