NO AR
Gerais

Justiça Eleitoral conclui no próximo final de semana mais uma etapa na região de Patos

13/09/2018 às 22:09

Os mesários são os grandes atores do processo eleitoral que garantem a materialização da cidadania e proporcionam a legitimação do processo eleitoral. Como em todas as eleições são repassadas orientações aos mesários sempre com algumas novidades advindas do TSE.   

O treinamento dos 219 mesários convocados da 65ª Zona que compreende os municípios de Areia de Baraúnas, Cacimba de Areia, Passagem, Salgadinho, Santa Teresinha e São José do Bonfim terá início no sábado dia 15 de setembro de 2018 no horário das 08:00 às 12:00, na Câmara Municipal de Salgadinho com participação dos presidentes, 1º mesários e secretários  das seções eleitorais de Salgadinho e Areia de Baraúnas e no turno da tarde, no horário das 14:00 às 18:00 horas, na Câmara Municipal de Passagem com participação dos mesários de Passagem e Cacimba de Areia.

Finalizamos o treinamento dos mesários no domingo dia 16 de setembro, no horário das 08:00 às 12:00, na Câmara Municipal de Santa Teresinha, e a tarde no horário das 14:00 às 18:00 horas, na Câmara Municipal de São José do Bonfim.

A entrega dos materiais aos Presidentes das seções eleitorais será realizada no Fórum Eleitoral, situado na Avenida Rio Branco, nº 455, Brasília na sexta-feira dia 28, no horário das 07:00 às 14:00 horas e no final de semana dias 29 e 30 de setembro de 2018, no horário das 08:00 às 17:00 horas.

Foram realizadas transferências de alguns locais de votação da 65ª Zona, em razão da realização de reformas em alguns locais que não seriam concluídas antes das eleições e como também visando uma melhoria das seções para receber os eleitores no dia do pleito. No município de Santa Teresinha as seções 103, 104, 105, 106, 107 e 108 que funcionavam na Escola Estadual de Ensino fundamental Professor João Norberto passarão a funcionar na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Pedro Soares de Almeida.

As seções 109 e 110 que funcionavam na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor João Noberto passarão a funcionar na Escola Municipal Santa Teresinha.

Em São José do Bonfim as seções 127, 128, 195 e 232 que funcionavam no Grupo Escolar de São José do Bonfim passarão a funcionar no Colégio Municipal Humberto Lucena.

Por fim em Passagem as seções 13 e 141 que funcionavam na Escola Municipal de 1º Grau José Braz do Nascimento passarão a funcionar na Escola Municipal Maria Bernadete Albuquerque da Costa.

Apesar dos votos brancos e nulos tratarem de uma opção para os eleitores que não querem escolher nenhum dos candidatos, não tem nenhuma influência no processo eleitoral e não podem cancelar as eleições.

O boato sobre o cancelamento do pleito, recorrente em época de eleições, pode ter sido originado a partir de uma interpretação equivocada do Código Eleitoral. Principalmente, por isso a importância do voto, porque se o eleitor preferir votar branco ou nulo ou ainda não comparecer às urnas ele não estará contribuindo em nada com o processo democrático, além de facilitar a ascensão de políticos corruptos ao poder, tendo em vista que o eleitor, caso não compareça, ficará ainda em débito com a justiça eleitoral. Por isso eleitor não deixe de comparecer às urnas e use seu direito de escolher seus representantes, de forma consciente e livre, como deve ser em toda democracia consolidada.

 

Da Assessoria 

 

Comentários

Mais da Rádio Espinharas

Gerais

UEPB lamenta a morte da professora Tatiana Rocha de Souza

A direção do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas – CCEA -da UEPB, em nome de toda a comunidade acad&ecir...

Gerais

Diretor das FIP garante que órgãos públicos e entidades filantrópicas terão acesso livre ao poço artesiano que antes pertencia ao estado. Escute

O diretor geral das Faculdades Integradas de Patos, João Leuson, concedeu entrevista recente e na oportunidade falou como será...

Gerais

A ÁGUA ESTÁ INDO EMBORA: Só a Barragem da Farinha perdeu 2 milhões de metros cúbicos em menos de 60 dias. Veja

O técnico da Emater Marconi Palmeira Filho informa: A Paraíba perdeu 51.838.883 (Cinquenta e um milhões, oitocentos e ...

© 2011 - 2018. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: