NO AR
Locais

Patos celebra dia mundial de luta contra a AIDS

01/12/2010 às 16:12

A Secretaria Municipal de Saúde de Patos, através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), realizou nesta quarta-feira (1) importante atividade para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS.

De acordo com Joama Lucena Silva, Coordenadora CTA, o objetivo da atividade foi promover a saúde alertando para as doenças sexualmente transmissíveis entre elas a AIDS.

A mobilização aconteceu no período da manhã ao lado da Telemar, destacando o tema “Eu não tenho preconceito. Você também não pode ter”, oportunamente foram distribuídos materiais informativos além de preservativos.

De acordo com a coordenadora, o índice de HIV em Patos ainda é preocupante em virtude de que vem aumentando a cada ano, no entanto a saúde através da CTA vem priorizando ações para conscientizar sobre a realidade atual e as suas precauções.

“Através do CTA temos acompanhado a realidade. De acordo com o último boletim oficial 2009 foram registrados no município de Patos 84 casos positivos. É preciso lembrar que foram casos notificados de modo oficial, porém existem soropositivos que não fazem a notificação e só podem ser considerados a partir de exame que indica se é portador ou não”  informou Joama Lucena.

A programação ainda acontece nesta quinta e sexta-feira na sede do CTA com o oferecimento da testagem que identifica ou não a condição de portador do vírus.

Os testes detectam a presença do vírus em poucos minutos.

A comemoração do Dia Mundial de combate foi instituída em 1987, com o apoio da Organização das Nações Unidas. Como símbolo, foi escolhido o laço vermelho que até hoje é usado.

A campanha este ano procura também tirar o estigma sobre a doença e fazer com que a população se conscientize da importância de saber mais sobre a AIDS e, principalmente, não transmitir por desconhecimento o vírus para outras pessoas.

Apesar de o resultado ser 99% eficaz, lembrou Joama, o exame convencional pode ser feito novamente para efetivar a confirmação.

 

Da Redação: Marcelino Neto

 

Comentários

© 2011 - 2024. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.