NO AR
Gerais

Patos têm ótimo desempenho na educação, mostra o Ideb

29/07/2010 às 01:07

O prefeito de Patos, Nabor Wanderley (PMDB), e o secretário municipal de educação, José Francisco de Sousa (Zeca), comemoraram nessa quarta-feira, 7, o sucesso obtido por Patos no resultado do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), divulgado pelo Ministério da Educação.

Os dados do Ideb servem como indicador para saber sobre a educação nos diversos níveis e o desempenho das escolas no que diz respeito à aprovação, reprovação e evasão escolar no município.

Durante entrevista coletiva, o prefeito Nabor Wanderley destacou o bom resultado no IDEB em 2009, obtido por escolas do município, que superaram a meta de 3.3 pontos. Nove delas conseguiram notas bem mais altas, que variaram de 3.6 a 5.0. Os dados divulgados na segunda-feira (05) mostram o desempenho dos estudantes da 4ª série ao 9º ano em escolas do município de Patos.

As EMEF Dionísio Marques de Almeida e Pastor Frank Dyer, alcançaram 5.0, os maiores índices do município. O Grupo Escolar Nabor Wanderley: 4.8; EMEF Nelita Nóbrega Queiroz: 4.5; Grupo Escolar José Permínio Wanderley: 4.3; EMEF Maria das Chagas Candeia: 4.2; CIEP II Anésio Leão/Miguel Mota: 4.0; EMEF Dom Expedito Eduardo de Oliveira: 4.1; EMEF Sizenando Flórido de Sousa: 4.1 e EMEF Alírio Meira Wanderley: 3.6.

“Esse resultado é motivo de muita alegria e felicidade para um gestor que tem responsabilidade com a educação do seu município, mas acima de tudo, dizer nós temos condições de fazer muito mais que estamos fazendo”, comentou o prefeito Nabor.  

Segundo Zeca, os dados foram satisfatórios e existem motivos para se comemorar, justamente, na semana em que faz um ano que ele está à frente da pasta. “Quando assumimos a Secretaria de Educação dizíamos que a maior meta para o ano dois mil e nove e dois mil e onze seria a qualidade do ensino, visto que nós tínhamos uma estrutura já presente na Secretaria; o que precisava avançar era no setor didático-pedagógico e no relacionamento com os profissionais. E isso foi feito com a ampliação de vários setores educacionais com profissionais qualificados”, ressaltou Zeca.

Confira os dados repassados pela Secretaria Municipal de Educação:

PATOS – ENSINO FUNDAMENTAL 1ª FASE (4ª SÉRIE/5º ANO)

Previsão: 2.9 pontos

Atingido: 3.9 pontos
 
No IDEB anterior em 2007 - passou de 3.2 a 3.9 (Crescimento)

PATOS – ENSINO FUNDAMENTAL 2ª FASE (8ª SÉRIE/9º ANO)
 
Previsão: 2.3 pontos

Atingido: 3.0 pontos

No IDEB anterior em 2007 - passou de 2.7 a 3.0 (Crescimento) (AAS)

 

Ascom PMP

Comentários

© 2011 - 2024. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.