NO AR
Gerais

Começam os preparativos para celebração do Centenário de Dom Fernando

29/07/2010 às 01:07

A comissão organizadora do centenário de Dom Fernando Gomes se reuniu na manhã de hoje (23), na sala de reunião Pedro Lustosa, na Funes, para elaborar o calendário da programação especial que vai registrar a vida deste patoense que teve a vida a dedicada a Deus e ao povo.

A programação alusiva aos cem anos do construtor da Igreja Catedral e autor da letra do Hino de Nossa Senhora da Guia terá inicio com a celebração da missa solene no próximo dia 04 de abril e se estenderá até o dia primeiro de junho, data em que dom Fernando faleceu.

Serão quase dois meses de evento com exposições fotográficas e de poemas, seção solene na câmara de vereadores e da assembléia legislativa - realizada aqui em patos, lançamento de livros, concursos literários com alunos das redes de ensino públicos e privados, palestras, gincanas, mostra de músicas religiosas com compositores e programas radiofônicos especiais.

Fazem parte da comissão organizadora do evento a fundação Ernani Sátyro, Diocese de Patos, Colégio Cristo Rei, 6ª região de ensino, familiares de dom Fernando e IHGP

Dom Fernando Gomes dos Santos nasceu, aos 4 de abril de 1910, na cidade de patos, Paraíba, filho de filho de Francisco Gomes dos santos e veneranda Gomes Lustosa

1921 - ingressa no seminário, na capital da Paraíba.

1932 - é ordenado sacerdote, em Roma, a 1º de novembro.

1933 - dirige o colégio diocesano, em Cajazeiras.

1936 - é vigário da catedral de Cajazeiras.

1937 - Vigário em Patos, sua terra natal.

1943 - aos 4 de abril, quando completa 33 anos de idade, recebe a sagração episcopal. Bispo de Penedo, Alagoas, é o mais jovem membro do episcopado brasileiro.

1949 - Transferido, assume a Diocese de Aracaju.

1952 - Participa da criação da CNBB - conferência nacional dos bispos do Brasil.

1957 - aos 7 de março, é promovido a arcebispo de Goiânia. toma posse da nova arquidiocese aos 16 de junho. No mês seguinte, lança a revista da arquidiocese, que circula até hoje.

1959 - Inicia a experiência de reforma agrária na fazenda conceição, em Corumbá de Goiás (o maior imóvel da arquidiocese), com distribuição de terras, construção de casas e prestação de assistência técnica a 52 famílias de lavradores pobres.

1962 - Participa, até 1965, de todas as sessões do concílio vaticano ii.

1968 - participa como delegado eleito pela CNBB, da ii conferência geral do episcopado latino-americano, em Medellín, onde coordena a comissão de estudos sobre os meios de comunicação social.

1982 - Celebra, a 1º de novembro, seu jubileu de ouro sacerdotal. na mesma data, todo o povo de deus em goiânia comemora, também, com seu pastor, os 25 anos da arquidiocese de goiânia.

1985 - aos 4 de abril, quinta-feira santa, celebra, com seu presbitério, o 75º aniversário de vida e 42º de episcopado.

A 1º de junho, falece, na paz de deus, em Goiânia. Seu corpo é sepultado aos 3 de junho, na catedral metropolitana

 

Assessoria

Comentários

© 2011 - 2024. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.