NO AR
Esportes

Paraíba vai ganhar mais um árbitro e um assistente no quadro nacional da CBF

12/02/2011 às 03:02

A Paraíba vai ganhar mais um árbitro e um assistente no quadro nacional da Confederação Brasileira de Futebol dentro do processo de renovação, capacitação e qualificação que vem sendo implantado pela Comissão Nacional de Arbitragem. Foi o que informou, ontem, o presidente da Comissão Estadual de Arbitragem da Paraíba, Marcílio Braz, depois de receber as novas determinações da entidade maior. O acréscimo, no entanto, somente será consumado após a realização dos testes físicos programados para os dias 1, 2, 3 e 4 de maio em João Pessoa, possivelmente na pista de atletismo do Centro Universitário de João Pessoa.

“Esses testes serão fundamentais, não só para aqueles pertencentes ao quadro que precisam estar em forma para se manterem como também aqueles indicados pela comissão. Vamos ganhar um árbitro e um assistente e isso é muito para a Paraíba”, disse Marcílio.

Para os referidos testes, a Comissão Estadual escalará os atuais ocupantes do Quadro Nacional e indicará ainda outros árbitros e assistentes para se submeterem também a avaliação. Hoje, a Paraíba tem cinco árbitros e sete assistentes com o escudo da CBF.  O árbitro Éder Caxias, por decisão pessoal, resolveu trabalhar como assistente, abrindo vaga assim para mais um árbitro.  Os cinco são José Renato, João Bosco Satyro, Jeferson Rafael, Clizaldo Luís e José Maria de Lucena e os assistentes Luis Felipe, Broney Machado, Souza Júnior, Kilden Tadeu,, Márcio Freire, Éder Caxias e Adriana Basílio.

Outra novidade é o limite de idade de 30 anos para ingresso no quadro nacional de arbitragem, podendo ela ser estendida até 33 anos, porém no segundo limite um aproveitamento de 20%. Isso significa que a Paraíba poderá ter apenas um árbitro ou assistente. Essa regra vale até o dia 31 de dezembro deste ano.

E para permanecer na Relação Nacional de Arbitragem de Futebol, os árbitros e assistentes precisam estar atentos ao recadastramento, cuja documentação deve ser entregue até o próximo dia 25. Os documentos são a ficha de inscrição devidamente preenchida, uma foto tipo passaporte e outra 3x4, certidões negativas dos cartórios (criminal, civil, SPC e Serasa), Atestado de antecedentes, cópia do diploma autenticado de conclusão do terceiro grau (acima de 25 anos), cópia da Identidade, CPF, PIS/PASEP, atestado original da Universidade ou Faculdade informando estar cursando o terceiro grau (até 25 anos), cópia autenticada do diploma de formação de árbitros e , ainda, atestado de capacitação física baseado em teste ergométrico e atestado de acuidade visual para exercer a atividade.

 

Fonte: Ascom FPF

Comentários

© 2011 - 2024. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.