NO AR
Esportes

Torcedor aciona FPF na Justiça

29/07/2010 às 01:07

Campina Grande, PB – A vantagem ganha de presente pelo Botafogo vinda da Federação Paraibana de Futebol passou de assunto debatido por críticos do futebol para pauta na Justiça. A revolta dos torcedores ganhou proporção maior nesta terça-feira (13).

O professor da Unidade Acadêmica de Física da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Amauri Fragoso, acionou a FPF na Curadoria do Consumidor de Campina Grande. A denúncia feita por ele fala sobre a tabela do quadrangular final do Campeonato Estadual, divulgada nesta segunda-feira (12).

A intenção é obrigar a entidade a modificar os confrontos por, segundo Amauri, ter agido de forma ilegal ao não garantir o mando de campo para as equipes do Treze e do Campinense na rodada final como prevê o regulamento.

No capítulo IV, artigo nono, parágrafo terceiro, o regulamento do Campeonato Paraibano diz que “Os dois primeiros clubes classificados na primeira fase terão direito de disputar, na segunda fase, a última rodada em casa”. Foi nesta passagem que o professor se embasou ao denunciar.

Segundo Jader Ribeiro, Conselheiro Jurídico da FPF, em nada o regulamento está sendo atingido. Ele explicou que Treze e Campinense estarão jogando dentro de seus domínios e, como critério de desempate, o líder ganhou a possibilidade de ser o mandante do confronto.

“É claro que poderíamos ter colocado a partida para acontecer no Estádio Presidente Vargas, mas respeitando o Estatuto do Torcedor, decidimos, por segurança, marcar o jogo para O Amigão”, afirmou.

Quanto a possibilidade de realizar a última rodada com outros confrontos, marcando um para o sábado e outro para o domingo, Jáder foi sucinto ao dizer que “foi uma decisão por valorizar a cidade que tem o tão conclamando maior clássico do Estado. Encerrar com os Maiorais promove a festa e promove a maior renda. Além do que poderíamos ter a definição no sábado, caso as partidas acontecessem em dias diferentes, assim tirando a importância do jogo a ser realizado no dia seguinte”.

Com a definição da tabela como foi feita, o Botafogo ganhou a vantagem de jogar a última rodada em casa, já que irá receber o Sousa no Estádio O Almeidão, em João Pessoa. A equipe da capital foi a terceira colocada na classificação.

Com isto, o prejudicado seria o Campinense. Contudo, Stefano Mariz, Diretor de Futebol do rubro negro, afirmou que o clube não se sente lesado, já que estará jogando em casa, mesmo sem ser mandante. “O torcedor tem o direito de procurar por seus direitos, mas não entendi esta atitude de entrar na Justiça”, disse o dirigente.

Na denúncia, Fragoso ainda fala sobre a não divulgação da tabela com a antecedência de 60 dias como prevê o Estatuto do Torcedor. Jáder falou que este ponto foi discutido com os clubes antes do Campeonato começar, ou seja, estão todos em consentimento com a Federação.

Para encerrar, Jáder Ribeiro afirmou que este tipo de celeuma acontece quando não se pensa antes de falar. “O problema é que futebol é feito de paixão e, às vezes, a paixão ofusca a razão”, declarou.

O Curador do Consumidor de Campina Grande, Eulâmpio Duarte, recebeu a denúncia e se comprometeu a enviar um questionamento a Federação. A entidade tem dez dias para se manifestar e, caso isto não aconteça, ele entrará com uma ação, com um pedido de liminar.

Wênnia Bandeira

Comentários

© 2011 - 2024. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.