NO AR
Esportes

Tabus e recordes serão superados na final da Copa do Mundo

29/07/2010 às 01:07
A inédita final de Copa do Mundo entre Espanha e Holanda irá colocar em disputa uma série de tabus e recordes.

A Espanha disputará sua primeira decisão de Copa do Mundo --a última vez que uma seleção debutou em finais foi em 1998, com a França--, ao passo que a Holanda chega a sua terceira final almejando seu primeiro título, fato inédito [todas as outras seleções que disputaram a final pela terceira vez já haviam sido campeãs].

Desde 1978, na Copa do Mundo da Argentina, uma final não reunia duas equipes sem títulos. Naquela ocasião, duelaram a Argentina --que se sagrou campeã-- e a própria Holanda.

Espanhóis e holandeses disputam, então, a primazia de ser a oitava seleção a conquistar um Mundial --Brasil (cinco vezes), Itália (quatro), Alemanha (três), Argentina (duas), Uruguai (duas), Inglaterra (uma) e França (uma) já alcançaram a glória no torneio.

A seleção campeã irá erguer seu primeiro troféu disputando um Mundial fora de casa, feito alcançado apenas pela Alemanha em 1954 e pelo Brasil em 1958. Todos os outros campeões triunfaram em Copas pela primeira vez jogando em seus domínios. 

Será o primeiro título de um europeu atuando fora de seu continente e a primeira vez em 56 anos que a Europa supera a América do Sul em títulos.. A Espanha tenta ser a primeira campeã derrotada na estreia, ao passo que a Holanda busca ser a quarta seleção a campeã com 100% de aproveitamento.

Esta também é a primeira vez que uma decisão acontece sem nenhum dos chamados "quatro grandes" --Brasil, Alemanha, Itália e Argentina.

A final da Copa será disputada domingo, dia 11, às 15h30 (horário de Brasília), no estádio Soccer City, em Johannesburgo.

 

folha

 

Comentários

© 2011 - 2024. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.