NO AR
Esportes

Inter e São Paulo começam a decidir uma vaga na final nesta quarta

29/07/2010 às 01:07

Chegou a hora de verdade. Depois de dois longos meses de espera, Internacional e São Paulo entram em campo para ver quem segue vivo na luta pelo tão sonhado título da Copa Libertadores da América. Vivendo momentos completamente distintos, os dois times se enfrentam pelo primeiro jogo da semifinal nesta quarta-feira, às 21h50, no Beira-Rio. A volta acontece na próxima quinta-feira, no Morumbi.

Pelo lado tricolor, a torcida espera por um “passe de mágica”. O time comandado pelo técnico Ricardo Gomes terá de jogar o que não jogou, nas últimas semanas, já que parece ter esquecido o que é futebol durante a Copa do Mundo.

Dias antes do Mundial, o Sampa deu a impressão de que embalaria com as duas vitórias sobre o Cruzeiro, por 2 a 0, nas quartas-de-final. Bastou chegar o fim do recesso para os problemas aparecerem. Em quatro partidas disputadas pelo Brasileiros, o Tricolor somou apenas um ponto, além de apresentar atuações sofríveis. No único jogo em que foi competitivo, acabou derrotado pelo Santos, por 1 a 0, no último domingo.

O empate com o Prudente no Morumbi, por 1 a 1, quase derrubou Ricardo Gomes. A imprensa paulistana chegou a publicar a queda do treinador, que acabou não se confirmando. Nos bastidores, dizem que o fato só não se consumou porque o clube teve dificuldade em encontrar um substituto.

Paz e amor

Se o rival está à beira de um colapso, o Colorado parece viver no paraíso. Depois de sofrer muito para passar pelo Estudiantes – venceu em casa por 1 a 0 e perdeu fora por 2 a 1 -, o time gaúcho faz uma campanha impecável no pós-Copa. Venceu os quatro jogos que disputou e pulou para a quarta posição do Brasileirão.

Não bastasse o bom momento vivido dentro de campo, o Inter ainda comemora o fato de poder contar com, pelo menos, dois dos três reforços anunciados: o goleiro Renan e o atacante Rafael Sóbis. Apesar dos esforços feitos pela diretoria para trazê-los, ambos devem ficar no banco de reservas.

O terceiro reforço, o volante Tinga, está fora pois terá de cumprir suspensão pela expulsão na final de 2006. A única dúvida do técnico Celso Roth gira em torno de quem será o substituto. As opções são o meia-ofensivo Giuliano e o volante Wilson Mathias.

To nem aí!

O bom momento vivido pelo time gaúcho parece não tirar o sono de Ricardo Gomes. Ciente de que a eliminação na Libertadores será a “sentença” de sua demissão, o treinador espera que o São Paulo consiga reencontrar o caminho das vitórias nesta quarta-feira.

“Não importa se o Inter é favorito. A competição mais importante é a Copa do Mundo e não confirmou os favoritos. Não faz diferença (o favoritismo adversário), isso não ajuda nem atrapalha”, explicou o treinador.

Depois de fazer um treino fechado para a imprensa nesta terça-feira, Gomes não quis confirmar a escalação do São Paulo. Ele, no entanto, garantiu a presença entre os titulares dos atacantes Fernandão e Dagoberto, ambos recuperados de dores musculares.

A grande novidade será o recém-contratado Ricardo Oliveira, que ficará como opção no banco de reservas. Tudo porque o centroavante Washington se desligou do Tricolor para acertar seu retorno ao Fluminense.

Duelo dos encontros

A diretoria colorada aposta na experiência de seu grupo para chegar ao título. Do atual elenco, seis jogadores participaram da conquista de 2006: os zagueiros Bolívar, Índio e Fabiano Eller, o volante Tinga e o atacante Rafael Sóbis. Destes, apenas Índio não chegou a deixar o Beira-Rio.

No São Paulo, três jogadores participaram daquela final. Dos deles, são o goleiro Rogério Ceni e o recém-contratado Ricardo Oliveira. O terceiro “elemento” é Fernandão, que na oportunidade vestia a camisa do Inter. Ele fazia dupla com Sóbis e foi determinante no título.

Números e história

Se depender do retrospecto dos confrontos entre São Paulo e Internacional, o duelo tem tudo para ser equilibrado. Nos números gerais, o Tricolor leva vantagem, mas pode-se considerar que há um empate técnico já que o Colorado levou a melhor nos duelos mais importantes entre ambos.

Em toda história, os dois times já se enfrentaram por 60 vezes. São 22 vitórias tricolores, 19 empates e 19 vitórias gaúchas. O Sampa balançou as redes 77 vezes contra 68 dos rivais. Somente nos últimos sete anos, foram 17 confrontos, com sete vitórias são-paulinas e seis derrotas.

Fernandão fora um dos personagens no jogo mais importante envolvendo as duas equipes. Isso foi na final da Libertadores de 2006, conquistada pelo Colorado. No primeiro jogo, no Morumbi, o Colorado venceu por 2 a 0, com gols de Rafael Sóbis, que voltou ao clube.

Ficha Técnica

Internacional x São Paulo

Local: Estádio Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
Data: 28/07/2010 (quarta-feira)
Horário: 21h50
Árbitro: Héctor Baldassi (ARG)
Auxiliares: Ricardo Alberto e Hernán Pablo (ARG)

Internacional
Abbondanzieri; Nei, Bolívar, Indio e Kleber; Sandro, Guiñazú, Giuliano (Wilson Mathias) e D’Alessandro; Taison e Alecsandro.
Técnico: Celso Roth.

São Paulo
Rogério Ceni; Miranda, Alex Silva e Richarlyson (Xandão); Jean, Rodrigo Souto, Hernanes, Marlos e Junior Cesar; Dagoberto e Fernandão.
Técnico: Ricardo Gomes

 

EI

Comentários

© 2011 - 2024. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.