Patoenses se preparam para Jornada Mundial da Juventude
Mais de 150 jovens patoenses devem participar da 13ª Jornada Mundial da Juventude, que acontece este ano no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, de 23 a 28 deste mês, evento que receberá católicos de todas as partes do mundo, com presença marcante do Papa Francisco.
Em Patos os jovens estão procurando de forma intensa a 6ª Gerência Regional de Saúde para tomar vacinas recomendas pela organização do evento. A prevenção é muito importante para a evitar a proliferação de vírus, num encontro de intensa aglomeração de pessoas.
Ontem, Segunda 8, houve grande movimentação em busca das vacinas tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), febre amarela e influenza. O clima é de muita expectativa e alegria dos jovens que terão a oportunidade de participar de um dos eventos mais celebrados da cristandade, o qual acontece em intervalos de dois a três anos. Será um momento de muitas orações, reflexões sobre o papel da juventude
História da Jornada
Conheça as Jornadas Mundiais da Juventude
Em 1984 foi celebrado na Praça São Pedro, no Vaticano, o Encontro Internacional da Juventude com o Papa João Paulo II, por ocasião do Ano Santo da Redenção. Na ocasião, o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada.
O ano de 1985 foi declarado Ano Internacional da Juventude pelas Nações Unidas. Em março houve outro encontro internacional de jovens no Vaticano e no mesmo ano o Papa anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude.
Todos os anos ela acontece em âmbito diocesano, celebrada no Domingo de Ramos e, com intervalos que podem variar entre dois e três anos, são feitos os grandes encontros internacionais.
1986
A primeira Jornada Mundial da Juventude, realizada em Roma em 1986, teve como lema "Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês"(1Pd 3, 15). A celebração aconteceu em âmbito diocesano.
|