Polêmica a vista: MP quer transferência de festa de Nossa Senhora da Guia para o Terreiro do Forró; Diocese não concorda
O Ministério Público de Patos voltou-se para uma questão polêmica na ultima semana, mais uma vez em pauta uma possível transferência da parte social da Festa de Nossa Senhora da Guia (padroeira excelsa da cidade), que é realizada tradicionalmente no largo Don Gerardo anexo a igreja Catedral e demais ruas do centro da cidade, para o Terreiro do Forró.
De acordo com o MP, apenas as celebrações, pavilhões e barracas da diocese continuariam no espaço vizinho a Catedral, os demais como parque de diversões, barracas (bebidas, alimentação, jogos entretenimentos dentre outros), seriam montadas no espaço onde é realizado o São João de Patos.
Para o vigário geral da diocese, Pe. José Ronaldo está mudança acabaria com a tradição das festividades, pois por mais de dois séculos, as celebrações a padroeira de Patos acontece no centro cidade. Na sua pregação no ultimo domingo na catedral ele anunciou que a igreja fará um abaixo assinado para fortalecer o desejo de permanência das festividades no mesmo local.
O ministério Público alega que a realização das festividades no centro de Patos, prejudica o fluxo do trânsito, além de trazer alguns prejuízos para comerciantes que se dizem prejudicados com a armação e permanência das barracas de fronte aos seus comércios durante os dias de festejos.
Polêmica a vista
Esta não é a primeira vez que o local de realização da festa da Guia é contestado, mas sempre o evento termina acontecendo ao lado da igreja Catedral. Esse assunto deve causar muita polêmica até a decisão final.
A população opina sobre o tema nos programas de rádio, sites de noticias e enquetes promovidas pelos meios de comunicação. A festa da Guia este ano completará 225 anos louvação, peregrinação e agradecimento dos fiéis a padroeira da cidade.
Do Patosonline.com
Postada por Higo de Figueirêdo