Diocese de Patos inaugura Fazenda da Esperança em Condado
A Diocese de Patos celebrou na tarde/noite deste domingo (15) a inauguração da Fazenda da Esperança São João Paulo II, localizada no município de Condado - Paraíba. A entidade que é a de número 100 no Brasil cuidará dá recuperação de pessoas viciadas em drogas na região.
Nem a poeira da estrada, nem o sol causticante diminuíram o ânimo da multidão vinda de diversas regiões da Paraíba para participar deste momento histórico para a região e conhecer as instalações da Fazenda São João Paulo II.
O momento teve como marco a celebração campal da Santa Missa presidida por D. Manoel dos Reis de Farias, ex bispo da Diocese de Patos e atualmente bispo da Diocese de Petrolina - Pernambuco, e foi co-celebrada pelo atual bispo da Diocese de Patos, Dom Eraldo Bispo da Silva, pelo Fundador da Fazenda da Esperança frei Hans Stapel, além dos padres da diocese e de outras dioceses.
Em sua pregação, Dom Manoel relembrou todo o processo para a concretização, desde a primeira visita por ele feita em março de 2010. Falou da grata satisfação de presenciar a instalação da Fazenda no Sertão e de sua importância para recuperar dependentes químicos. Elogiou o Frei Hans por ter abraçado a causa que já tirou mais de 30 mil pessoas da dependência às drogas nos 31 anos de existência de Fazenda da Esperança.
“Frei Hans foi um grito no deserto há 31 anos, fazendo surgir a Fazenda. Esta casa nasce hoje com a graça de Deus para atender aqueles que estão caídos e precisam de uma mão que os acolham. Aqui se acolhe, dá abrigo, dá esperança”, disse Dom Manoel, que iniciou o processo de instalação da Fazenda, denominada de São João Paulo II.
Ao final da celebração, Dom Eraldo falou do projeto de vida que é a Fazenda da Esperança, sua enorme importância em resgatar a quem precisa vencer a guerra contra o mal, as drogas.
“É um trabalho belo de doação, de amor ao próximo. É importante que a Fazenda receba o apoio da comunidade em geral, das prefeituras, câmaras de vereadores. Muitos municípios já estão aprovando subvenções para contribuir com essa ação que beneficiará diretamente na recuperação de tantos jovens”, comentou Dom Eraldo, agradecendo a partilha dos patoenses através das campanhas de arrecadação de donativos para mobiliar a Fazenda.
Por sua vez, o franciscano de origem alemã, Frei Hans, falou sobre o sonho de Dom Manoel em abrir a Fazenda no Sertão, a dificuldade do jovem deixar a droga e da importância do apoio do clero, que segundo ele é presença de vida nessa ação evangelizadora. “Conheço a cruz de cada um desses jovens, as lágrimas que caem de seus familiares por causa desse mal do século, a droga. Precisamos nos unir todos, autoridades, políticos, empresas, população para fortalecer esse trabalho de ajuda a quem mais precisa”, enfatizou Frei Hans, que esteve recentemente com o Papa Francisco e recebeu desse o incentivo para abrir cada vez mais fazendas.
Ex-dependentes químicos e dois internos da nova Fazenda também celebraram o momento. Ao final da celebração, um deles deu um emocionado testemunho de sua vida e do apoio que recebeu para largar o vício que estava destruindo sua vida e de sua família.
Também estiveram presentes na celebração o Co-fundador da Fazenda da Esperança no Brasil o leigo Nelson Giovanelli, vários prefeitos da região, deputados, vereadores e autoridades policiais.
A Fazenda da Esperança da Diocese de Patos será coordenada por Ronaldo Reis. Duas pessoas de Patos já começaram na semana o seu processo de recuperação. Ainda restam 16 vagas. A pretensão é que com o tempo o número lugares seja ampliado.
Confira a baixo as fotos, entrevistas e vídeo sobre o evento.
Higo de Figueirêdo – Rádio Espinharas com Marcos Eugênio – Garimpandopalavras
Fotos: Marcos Eugênio
Áudios: Higo de Figueirêdo
Vídeo: Pascom Diocese de Patos