NO AR
Gerais

Ricardo Coutinho defende democratização e fometo à produção cultural para estimular “paraibanidade”

29/07/2010 às 01:07

Democratizar o acesso a cultura, qualificar as expressões artítiscas e fomentar a produção cultural no Estado foram os principais pontos defendidos pelo presidentes estadual do PSB e pré-candidato ao Governo do Estado, Ricardo Coutinho, na noite desta segunda-feira (17), durante o III Fórum de Cultura de Santa Rita.

Ricardo acredita que essas ações integradas irão estimular a “paraibanidade” no povo do nosso Estado, melhorando a relação da população com a cultura produzida na Paraíba, além de elevar a auto-estima dos paraibanos, tal qual já aconteceu em outros Estados nordestinos, a exemplo de Pernambuco e Bahia.

“Sonho com o dia em que o ar de ‘paraibanidade’ esteja espalhado pelo nosso Estado. Chega de tanto desprezo, chega de tanto atraso, é preciso dar um passo adiante nas relações entre o poder o público e a produção cultural no nosso Estado”, afirmou.

Dentre as ações sugeridas pelo socialista, está a construção de espaços públicos para a apresentações culturais, tal qual aconteceu em João Pessoa, que ganhou 16 anfiteatros em praças públicas em quatro anos; e a realização de um Circuito Estadual de Cultura, onde haverá intercâmbio entre as produções municipais.

Ricardo Coutinho também falou sobre a criação de Escolas Estaduais de Artes, para a qualificação profissional dos artistas locais. Estes espaços ficariam instalados em cada macro região do Estado, para desconcentrar os investimentos na cultura que, quando acontecem, ficam concentrados apenas em João Pessoa e Campina Grande.

“Poucos Estados têm um potencial cultural tão forte como a Paraíba. O problema é que essa questão ainda não é dialogada com o poder público, que não leva isso a sério. É lamentável que a maior parte dos representantes públicos do nosso Estado só pense em votos e esqueça de beneficiar o nosso povo”, afirmou.

Ricardo Coutinho foi um dos debatedores do III Fórum de Cultura de Santa Rita, que contou com a participação de aproximadamente 10 entidades que trabalham com a questão cultural no município de Santa Rita, localizado na Região Metropolitana de João Pessoa.   

 

Ascom PSB

Comentários

© 2011 - 2019. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: