Bispo diocesano de Patos emite nota sobre o gesto concreto da Campanha da Fraternidade 2016
Gesto concreto da CFE2016
“Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am.5,24)
CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE (CFE/2016)
Amado Povo de Deus de Diocese de Patos,
Neste ano de 2016 a Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) nos faz um apelo à união das forças, dos instrumentos e de todas as condições possíveis para um compromisso de responsabilidade comum no cuidado “Com a casa de todos/as”. O tema da CFE justifica o fato de a mesma ser ecumênica. Todas as pessoas, independentemente de suas condições sócio – político - religiosas, somos responsáveis pela qualidade de vida da humanidade e devemos promover a Globalização da saúde publica que aparece na reflexão deste ano na realidade do Saneamento básico.
São muitas as possibilidades para que a CFE não se limite ao período da Quaresma; podemos continuar a reflexão, os momentos de socialização de problemas e busca de soluções com uma participação propositiva nos vários espaços da sociedade como escolas, faculdades, Meios de comunicação, associações, movimentos sociais, pastorais, celebrações, etc. A Igreja tem uma grande responsabilidade por ser uma instituição pioneira na formação de opinião e conscientização a serviço da vida plena para todos.Chegou o momento do gesto concreto que a cada ano se faz por ocasião da CF; este ano será nos dias 19 e 20 de março a data da COLETA DA SOLIDARIEDADE. Todas as pessoas, grupos, comunidades, paróquias, movimentos sociais, igrejas em geral deverão fazer o seu gesto de partilha solidária. A CNBB (Regional e Nacional), as dioceses administram o Fundo de Solidariedade que serve para promover ações ligadas ao tema e ao objetivo da CF. Na Diocese de Patos, os recursos que ficam conosco muito ajudam na dimensão das pastorais sociais e eventuais necessidades nas quais a diocese pode socorrer pessoas carentes.
Portanto, façamos com alegria, com generosidade e com espírito de misericórdia este gesto significativo como pedem as Igrejas promotoras desta ação de compromisso social e de luta pela saúde de toda a humanidade. A coleta poderá ser feita nas celebrações ou fora delas chegando à sua paróquia ou comunidade para ser enviada à Cúria Diocesana e destinada conforme determina a CNBB.
Muito obrigado a todos/as e que Deus justo e misericordioso nos ajude na construção de uma casa comum onde todos vivam plenamente.
Desejo a todos os diocesanos uma Santa e abençoada Pascoa!
Dom Eraldo Bispo da Silva - Bispo Diocesano