Morre aos 80 anos o padre Cristiano Muffler, um dos fundadores da Diocese de Guarabira
Morreu na tarde desta segunda-feira (02) o padre Cristiano Muffler no Hospital Antônio Targino em Campina Grande, no Agreste paraibano, onde se recuperava dos efeitos da Síndrome de Guillain-Barré. O anúncio foi feito pelo bispo da Diocese de Guarabira, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena.
O padre Cristiano Muffler, alemão radicado há muito tempo no Brasil e um dos fundadores da Diocese de Guarabira, estava internado desde março, quando foi acometido por um AVC – Acidente Vascular Cerebral, posteriormente detectou-se contaminação de Chikungunya, evoluindo para aferição de Guillain–Barré.
Cristiano foi vigário de Guarabira, Mari, Pirpirituba, Pilões, Bananeiras e Araruna, e, desde dezembro, residia em Santa Fé de Arara.
O velório aconteceu a partir das 17h na Catedral Nossa Senhora da Luz, em Guarabira. Foi celebrada na manhã desta terça-feira (03), às 7h na Catedral Nossa Senhora da Luz, a Missa de corpo presente do Padre Cristiano Muffler, com a presença dos Padres, Diáconos, religiosos, religiosas e todos os amigos e amigas. Logo após a Missa o corpo foi transladado para Santa Fé, onde terá uma outra missa de corpo presente às 15h30, e em seguida o sepultamento.
Cristiano Muffler foi vigário de diversas cidades do brejo paraibano e destacou-se sempre pelas muitas obras que fez, a exemplo de novas igrejas, reformas e construção de centros pastorais. Sua forte influência em sua terra natal, a Alemanha, possibilitou a arrecadação de muitos recursos financeiros, investidos nas pastorais da Igreja Católica.
Entusiasta da chamada “Teologia da Libertação”, o Pe. Cristiano incentivou a criação de muitas Comunidades Eclesiais de Base e promoveu inúmeros cursos bíblicos populares. Era amigo pessoal de grandes expoentes da igreja progressistas, dentre os quais Dom Marcelo Carvalheira, Carlos Mesters, Dom José Maria Pires e o falecido Padre José Comblin.
Por ManchetePB e Pascom Diocese de Guarabira
com edição Patosonline