Cidade de São José de Espinharas realiza Cavalgada e Missa dos Vaqueiros
Aconteceu neste domingo (12), a 10ª Cavalgada e Missa do Vaqueiro de São José de Espinharas. O evento reuniu centenas de vaqueiros, cavaleiros e amazonas de São José, Patos, Campina Grande, Santa Terezinha, Ipueira, São João do Sabugi, Serra Negra do Norte e outros municípios.
A cavalgada fez parte da abertura da festa de São José, padroeiro da cidade, que ainda segue até o dia 19/03 do corrente mês. A caminhada teve início as 7:00h com café da manhã para todos os cavaleiros na fazenda Maria Paz, distante 18 quilômetros da área urbana, seguindo para a cidade.
Os vaqueiros saíram em cavalgada, da Fazenda Maria Paz com destino a cidade, seguiram pelas principais ruas até a Igreja Matriz, onde foram acolhidos pelo Padre Antônio Evandro e demais fiéis que foram prestigiar aquele momento de dedicação e de fé do homem sertanejo boiadeiros de perdidas caatingas. Chegam montados nos seus cavalos, vestidos de gibão, botas, coletes e chapéu de couro enfeitado, trazendo no semblante a bravura do homem sertanejo. O objetivo principal da Missa do Vaqueiro é mostrar, através da figura do vaqueiro, a bravura, a dedicação e a fé do homem sertanejo, valorizando a cultura popular.
O Padre Evandro fez a celebração logo após fez a aspergiu com água benta a os cavaleiros e seus cavalos os abençoando
Participaram desta Cavalgada aproximadamente 100 cavalos com seus respectivos cavaleiros, onde eles poderão fazer seus agradecimentos a São José nosso Padroeiro pelas chuvas já caídas em nosso sertão, e pedindo ainda a Deus que esse ano ele abençoe nossas terras ainda mais com os dons das chuvas.
O prefeito Neto Gomes, acompanhado do secretário de agricultura, Renan Dantas, tocavam o desfile pelo centro e concluíram a cavalgada na frente da igreja Matriz, onde se deu início a celebração e a benção dos vaqueiros.
Fontes - Lúcio César e Gilberto Júnior
Fotos - Arquivos da Paróquia de São José, e Gilberto Júnior