América/AM perde pontos no STJD e vê vaga na final ameaçada
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ganhou um problema grande para resolver neste fim de temporada. Em sessão na tarde desta sexta-feira, dia 12 de novembro, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), os auditores da Quarta Comissão Disciplinar decidiram punir o América/AM com a perda de três pontos na Série D do Campeonato Brasileiro, além de multa de R$ 2 mil. O jogo em questão acontece na semifinal, diante do Madureira, e daria a vaga na decisão ao clube carioca.
A finalíssima da Quarta Divisão, entre América/AM e Guarany/CE, aconteceria neste domingo, dia 14, às 18h, no estádio Junco, em Sobral/CE. No primeiro jogo da decisão, no Colosso dos Tapajós, em Santarém, deu empate por 1 a 1. Agora, a entidade que comanda o futebol terá que cumprir a determinação do STJD, mas que ainda cabe recurso por parte do América/AM.
O clube amazonense foi denunciado por relacionar o zagueiro Fofão, suspenso com três cartões amarelos, na partida contra o Madureira, pelo jogo de volta, no dia 27 de outubro, quando venceu por 2 a 0 fora de casa e ficou com a vaga, já que havia perdido o jogo de ida por 2 a 1.
Fofão nem chegou a entrar em campo e assistiu ao jogo inteiro do banco de reservas. Mesmo assim, o clube amazonense foi punido com base o artigo 214 (Incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).
Na mesma sessão, Fofão foi julgado “por assumir conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva”, infração tipificada no artigo 258 do CBJD, mas acabou absolvido, assim como seu companheiro de equipe, o atacante Claison, que foi expulso na partida em questão, em decorrência da segunda advertência com cartão amarelo, por chutar a bola para fora do campo após a marcação de uma falta, retardando o reinício do jogo. O jogador respondeu pela prática de ato desleal durante a partida (artigo 250 do CBJD).
No STJD, três auditores votaram. O relator Washington Oliveira votou pela perda de pontos e multa, e foi acompanhado pelo auditor Paulo Bracks. O presidente em exercício Roberto Teixeira absolveu o América/AM. A presidente Renata Quadros e o auditor Rodrigo Fux não participaram do julgamento.
Agora, só falta a decisão da CBF sobre o que vai acontecer. Nas próximas horas, deve ter o comunicado oficial da entidade máxima do futebol.
Site: Justiça Desportiva