Ouvinte da Noruega capta sinal da Rádio Espinharas por meio das ondas médias
A Espinharas de Patos, que hoje chega ao mundo pela internet, alcança um feito comum a poucas rádios da região.
Através do ouvinte Tore Vik, 72 anos de idade, foi confirmado através de correspondência enviada a nossa redação a recepção do seu sinal na Noruega, pais nórdico da Europa setentrional que ocupa a parte ocidental da Península Escandinava, a ilha de Jan Mayen e o arquipélago ártico de Svalbard, através do Tratado de Svalbard.
O país é classificado como o mais rico do mundo, com a maior reserva de capital per capita do que qualquer outra nação, sendo referencia no desenvolvimento humano.
Para confirmar o feito, além de uma carta endereçada relatando o fato, ainda foi enviada pelo ouvinte cópia do áudio onde cita a freqüência da emissora, bem como um cartão postal contendo fotos da cidade onde reside.
Apesar da baixa qualidade da recepção é possivel entender o conteudo do audio. Ouça clicando no player abaixo.
A informação chegou aos diretores e funcionários de modo a creditar a boa receptividade que o veiculo de comunicação tem, sendo também recepcionado além fronteiras.
Reproduzimos agora na integra a missiva endereçada pelo Sr. Tore Vik.
Olá en Patos
Meu nome é Tore Vik, tenho 72 anos de idade, avô de dois netos, Mattis com 12 anos e Maia com 9.
Eu não falo ou escrevo em seu idioma, mas meu grande amigo Rudolf Grimm, que mora em São Paulo, me auxiliou na tradução destas linhs.
Como disse, tenho 72 anos de idade, sou aposentado e entusiasta pelos assuntos de rádio - mais precisamente por estações de rádio de outros países são minhas favoritas, e eu gasto um certo número de horas semanalmente para tentar ouvi-las, em noites sem sono e no amanhecer dos dias eu procuro sintonizar a banda de AM (Amplitude Modulada), ondas médias, especialmente procurando ouvir emissoras de países da América Latina.
Estou escrevendo para informar que os sinais de rádio de uma emissora de Patos foi recebida um país muito distante, a Noruega, e estou anexando um arquivo com os sinais captados em 26.08.2010 às 21:00 horário Brasil.
Estou impressionado que os sinais de vossa emissora de chegaram até um local tão distante, que fica a mais de 9.000 km de distancia.
Eu vivo no sul da Noruega, a cerca de 70 km ao sudeste de Oslo, a capital da Noruega. Este distrito onde moro, é uma área tipicamente agrícola habitada por fazendeiros. Temos também escolas, administração do local, lojas e pequenas indústrias.
Meu hobby é captar emissoras latino-americanas e eu coleciono as identificações e confirmações das mesmas as quais ouvi aqui na Noruega.
Recemente fui entrvistado por Carlos Henrique Gondim, da Rádio Cultura do Pará sobre minha pessoa e sobre meu hobby.
Para enriquecer a referida coletânea, eu aguardaria com expectativa de sua parte a confirmação de que o que estou enviando se trata de fato da ZYI677 Radio Espinharas, em 1400 kHz, que ouvi aqui na Noruega por meio das ondas médias.
Sugiro que me respondam com um simples texto que se aproxime ao que se segue:
'Confirmamos a sua recepção da ZYI677 Radio Espinharas, Patos na Noruega, Europa'.
Atentamente de la pais de la bacalhau.
Tore B Vik
Tore B Vik,
P.O.Box 88,
NO-1851 Mysen,
Noruega.
Da Redação: Marcelino Neto