NO AR
Evangelização

Reunião organiza pastoral da comunicação da Diocese de Patos

01/12/2010 às 14:12

A coordenação diocesana da Pastoral da Comunicação (PASCOM), esteve reunida no ultimo dia 27, na secretaria paroquial da Igreja N. Sra. de Fátima, em Patos. A reunião teve  com objetivo principal traçar os primeiros passos para a elaboração de um planejamento a ser executado nos próximos anos.  


A PASCOM foi referendada na última Assembléia Diocesana de Pastoral, realizada no período de 11 a 13 de novembro em Patos. Foram indicados para coordenação da Pascom diocesana, o casal, José de Anchieta e Maria Joseny, tendo como mérito, além da indicação através dos trâmites da assembléia, o exemplar serviço já desempenhado pelo casal em diversos setores de âmbito paroquial e diocesana.

Os mesmos já foram cadastrados junto a Pascom Regional Nordeste 2,  que é formada por 21 dioceses dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Entre os grandes desafios já detectados pela PASCOM da Diocese de Patos, destacam-se a necessidade de uma Formação Continuada das equipes, sobretudo relacionada à mística da PASCOM, e da sua articulação orgâncica com o conjunto das Pastorais.


O Padre Flávio Mamede, Coordenador Diocesano de Pastoral, esteve presente à reunião e facilitou importante momento de reflexão, a partir dos conteúdos que constam no Documento Oficial do Concílio Vaticano II, sobre a importância dessa Pastoral Específica, serviço indispensável à Evangelização e ao diálogo da Igreja com toda a sociedade.

Um dos pontos constantes no documento que chama à atenção fala sobre a preocupação a arte da palavra e a moral cristã, elementos indispensáveis a uma comunicação libertadora.  “As instruções do Concílio datam do ano 1961, mas ainda são bastante atuais, e nos traz um momento de reflexão global da Igreja sobre si mesma e sobre as suas relações com o mundo,” disse Pe. Flávio. “Diante desses ensinamentos, temos um papel fundamental nesse propósito e nos sentimos contemplados em ter os meios de comunicação de Patos e região nos apoiando nessa tarefa de divulgar a Luz da Palavra”, explicou a coordenadora Joseny.

A comissão da pascom conta com a participação de representantes de diversos setores sociais da igreja, profissionais de departamentos áudios-visuais atuantes em Patos e também com representatividade do clero, através do Pe. Jorge Luiz Costa, ex-coordenador da pastoral, e que integra a direção da Rádio Espinharas, um importante veículo de comunicação mantido pela diocese. “Fico feliz em integrar a equipe da Pastoral da Comunicação Diocesana de Patos, e tenho o desejo de ajudar a propagar a Luz da Palavra em todas as instâncias da imprensa, pois acredito que este meio tem uma função importantíssima na socialização dos povos e na conscientização que todos nós temos um papel a cumprir enquanto cristãos”, falou o administrador paroquial de Vista Serrana.


Em breve acontecerá uma nova reunião com o intuito de avaliar um projeto de comunicação em nível de paróquias, apresentado pelo designer Glauber Alves, um dos integrantes da equipe, com o objetivo de melhorar a relação entre diocese-imprensa e determinar prioridades a serem executados pela coordenação pastoral.

 

Glauber Alves - Pascom diocesana

Comentários

© 2011 - 2019. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: