NO AR
Gerais

Psicóloga fala sobre o Setembro Amarelo e repassa orientações importantes para ajudar pessoas com a depressão. Ouça

18/09/2019 às 06:09

A psicóloga, Elane Nunes, foi a entrevistada do programa Espinharas Notícias desta terça-feira, dia 17, onde na oportunidade a mesma falou sobre a campanha nacional de prevenção e combate aos casos de suicídio, Setembro Amarelo.

Elane pontuou que o suicídio tem sido registrado como a segunda causa maior de morte entre os jovens. Essa estatística, ainda segundo a psicóloga, já pode ser considerada como epidemia.

Portanto, surge a necessidade de abrir espaços para a discussão do tema, sempre pelo viés da orientação.

Ela destacou que tanto na esfera privada, como na municipal, o problema da saúde mental pode ser tratado na cidade de Patos, sobretudo nos CAPS.

Ainda sobre o assunto, Elane frisou que as pessoas que sofrem da depressão, na maioria das vezes não deixam transparecer para as pessoas, e principalmente para a família. Segundo ela, essa postura talvez seja estimulada pela vergonha que essas pessoas têm em admitir que sofrem desse transtorno, ou ainda de outros relacionados.

Porém, alertou que as pessoas que estão convivendo e percebem mudança de comportamento na pessoa, podem chegar e buscar um diálogo, quando até mesmo uma ajuda profissional.

Se alguém perceber que uma pessoa próxima esteja apresentando qualquer quadro estranho, que busque uma ajuda. Para as pessoas que estão passando por algum problema, a orientação é que busque dialogar com os familiares e também busquem ajuda, disse Elane.

O tema da saúde mental tem sido bastante debatido nos meios de comunicação local, sobretudo nos últimos 3 dias, onde ocorreram 4 casos de suicídio na região de Patos.

Ouça mais detalhes na entrevista que segue.

Matéria por Patosonline.com

 

Áudio Elane Nunes

Comentários

© 2011 - 2019. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: