Dom Eraldo usa homilia do Domingo de Ramos para dar orientações ao fiéis e alertar para entendimentos errados sobre a Semana Santa
O Bispo Diocesano de Patos, Dom Eraldo Bispo da Silva, celebrou neste Domingo de Ramos, 2 de abril, a abertura alusiva a programação da Semana da Páscoa, quando em sua homilia na Catedral de Nossa Senhora Da Guia, orientou os fiéis para o entendimento errado do real significado da Semana Santa.
Dom Eraldo alertou que ao contrário do entendimento comum na sociedade secularizada, a Semana Santa não pode ser compreendida como um feriadão prolongado, mas como um momento de reflexão e dedicação a espiritualidade, uma vez que reflete a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
“Muita gente aproveita esses dias para se retirar, para um lazer, um descanso. Nada contra o descanso. Mas o período da Semana Santa é exatamente para nos dedicarmos mais a espiritualidade, que tanto comentamos na quaresma, esse ponto alto do mistério pascal, morte e ressurreição de Jesus”, enfatizou Dom Eraldo.
O Bispo Diocesano criticou a falta de espiritualidade da sociedade atual, lamentando que em alguns municípios as escolas já não estão mais respeitando a quinta-feira santa, momento especial que marca o início do tríduo pascal.
Ele enfatizou que é necessário as famílias reservarem tempo para a formação religiosa das novas gerações e criticou a realização de festas particulares em uma alusão desrespeitosa com o sentido religioso que marca o período.
A CELEBRAÇÃO
A celebração deste Domingo de Ramos teve início às 7h30min, quando os fiéis vieram em prossição da Igreja de Nossa Senhora da Conceição para a Catedral de Nossa Senhora Da Guia, para prestigiar a Celebração e Bênçãos dos Ramos.
A solenidade foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Eraldo Bispo da Silva, e concelebrada pelo Padre Adailton Pedro, pároco da catedral, e pelo padre Sebastião Gonçalves, vigário paroquial da paróquia.
Além de lembrar do tema central da Semana Santa, voltada ao mistério da Paixão, Morte e Ressurreição do Jesus, Dom Eraldo realizou o gesto concreto da Campanha da Fraternidade, que neste ano aborda o tema da fome, e cujo os recursos arrecadados na coleta da solidariedade serão destinados aos Projetos Sociais na Diocese e os Projetos Sociais da CNBB Nacional.
A celebração contou com a participação de um grande número de fiéis, que até o próximo Domingo de Páscoa, vivenciarão a Semana Santa em clima de fé , espiritualidade e devoção.
Por Genival Junior – Patosonline.com
Com informações da Pascom Diocesana