Vândalos destroem antena de transmissão no Pico do Jabre
Vândalos invadiram ontem, quinta-feira (8), a sala de equipamentos de informática responsável pela retransmissão do sinal de internet do município de Matureia, que fica localizada no Pico do Jabre (320 quilômetros de João Pessoa). Cerca de 200 usuários estão sem os serviços de internet que são disponibilizados de forma gratuita para a população local, pela Prefeitura.
Eles quebraram a porta, danificaram parte das instalações e cortaram a rede de fios responsável pelo envio do sinal Wi Fi. Segundo o técnico de informática Bruno Wanderley, pelas condições em que o local foi encontrado, tudo indica que o crime foi praticado por pessoas que tinham conhecimento de informática. “Eles cortaram fios específicos e quebraram peças fundamentais para o funcionamento dos equipamentos”, relatou.
As pessoas que entraram na sala não levaram nada, mas comprometeram quase todos os fios e conexões interligados à antena. Os proprietários da empresa Info Suporte Net, identificaram o horário do corte do sinal pelo último acesso e registraram queixa na polícia local. Eles já têm pistas de prováveis autores do crime, mas preferem manter sigilo para não comprometer as investigações.
O programa de inclusão digital gratuito de Matureia foi liberado desde fevereiro com recursos próprios pela Prefeitura Municipal, a uma velocidade média de 256 Kbps. Toda a população urbana e parte dos moradores da área rural têm acesso ao sinal sem pagar pelos serviços. A empresa já comunicou o problema à Prefeitura e já está trabalhando para ativar a internet local.
Da ascom Prefeitura de Matureia