Catingueira celebra Festa do Padroeiro São Sebastião
Aconteceu ontem segunda-feira (10), no município de Catingueira, as festividades do Padroeiro São Sebastião na sua segunda etapa.
O evento sócio-religioso foi marcado por uma procissão que saiu da Rua do Olho D’ água, percorrendo pontos da cidade e culminou na Igreja Matriz de São Sebastião onde aconteceu o hasteamento da bandeira com a esfinge do santo mártir da igreja.
O momento foi marcante, reunindo fieis devotos do santo, religiosos da paróquia além de um grande número de pessoas vindo de outras cidades para prestigiar o evento.
A festa do padroeiro São Sebastião da cidade de Catingueira, foi iniciada oficialmente no último dia 1º de janeiro de 2011, com a peregrinação da imagem do Santo pelas comunidades rurais do município, atividade que se estendeu até o último domingo (9).
O evento consolidado na parte religiosa e social será encerrado no próximo dia 20 de janeiro.
Padre Fabrício Dias Timóteo, pároco da Paróquia de Catingueira e Emas ao participar ontem, segunda-feira, do Espinharas Notícias exortou a todos para participar do momento festivo, ao mesmo tempo conclamar a figura de São Sebastião como ícone da igreja.
A Festa de São Sebastião, sem dúvidas, é a maior festa do município de Catingueira. Atrai atualmente pessoas de diversas partes. Pode-se dizer que ela é a festa do reencontro, pois conhecidos e parentes tem neste dia a oportunidade de visitar familiares e amigos, bem como participar dos festejos do mártir cristão e experimentar as emoções do retorno à terra natal.
São Sebastião - originário de Narbonne e cidadão de Milão, foi um mártir e santo cristão, morto durante a perseguição levada a cabo pelo imperador romano Diocleciano.
O seu nome deriva do grego sebastós, que significa divino, venerável (que seguia a beatitude da cidade suprema e da glória altíssima).
Da redação: Marcelino Neto