NO AR
Evangelização

Terço dos Homens: uma Bênção para os sedentos de fé

22/02/2011 às 13:02

O grupo do terço dos homens da cidade de Emas-PB comemora nesta quarta-feira, dia 23 de fevereiro, três anos de sua instalação. A semente dessa história foi lançada pelo terço dos homens da cidade de Olho d’Água e por um grupo de quatorze homens emenses que, sentindo sede da Palavra de Deus, resolveram apostar na eficácia dessa metodologia missionária para atraírem os homens, tradicionalmente menos dados aos apelos da religiosidade e da vida espiritual, para o seio da comunidade de fé eclesial. Essa aposta deu certa, o terço dos homens de Emas foi crescendo paulatinamente; a cada quarta-feira, dia da reunião semanal do grupo, vinha mais homens, sempre havia pessoas que estavam freqüentando pela primeira vez, uns pelo encanto do novo, outros por simples curiosidade, outros ainda porque aspiravam a um verdadeiro encontro com Cristo na escola de Maria Santíssima.

O mais interessante é que os homens que foram a esse momento de oração, por motivações diversas, permaneceram constantes, fazendo com que o terço dos homens de Emas, que tem uma impressionante marca de duzentos homens assíduos e fervorosos, se tornasse num dos maiores terços de toda a Diocese de Patos.

É envolvente presenciar quantidade tão significativa de homens num clima profundo de concentração e reflexão; a aura que se cria de afeto, acolhida e cordialidade logo salto aos olhos dos que presenciam tão grandioso acontecimento; os homens, desnudando-se de suas convencionais carapuças de machismo e insensibilidade sentimental, emocionam-se, comovem-se e assumem propósitos concretos de mudança comportamental, aprendem com Maria a ‘fazer tudo o que Jesus nos manda praticar’ (cf. Jo 2,5). Para os participantes, o terço foi a maior graça de Deus acontecida em suas vidas; impressiona, até a mais cética das criaturas humanas, a quantidade imensa de testemunhos que são apresentados pelos integrantes do terço: ‘homens que voltaram a reconciliar-se com sua respectiva família’; ‘homens que estavam passando por crises matrimoniais tiveram suas vidas conjugais renovadas’; ‘filhos que há muito tempo não falavam com seu pai voltaram a abraçar e a beijar seus progenitor’; ‘irmãos intrigados refizeram suas amizades’; ‘homens que há muitíssimo tempo não iam à Igreja voltaram, ardorosamente, a freqüentá-la’.... São incontestáveis os milagres e portentos que, via o terço dos homens, têm acontecido em muitas vidas. Por isso muitos homens não se casam de repetir as palavras de Nossa Senhora no magnificat, “ [...] o Todo-poderoso realizou grandes obras em meu favor, seu Nome é santo[...]”  (Lc 1,49) .

Diante da relevância de tal movimento e de seus factíveis frutos, a cidade de Emas vê-se obrigada a celebrar com muito júbilo os três anos de existência de tão transformador grupo de ‘comunhão e participação’. Quarta-feira, dia 23 de fevereiro, será um dia especial: o município amanhecerá com uma auspiciosa alvorada, sob o som da fanfarra municipal de Emas; ao meio-dia haverá o ofício divino das comunidades e uma alvorada de tiros; às 19 horas, o ponto mais alto das comemorações, a Missa solene na Igreja Santa Terezinha do Menino Jesus; após a Santa Missa, acontecerão as apresentações da ‘filarmônica mirim 24 de outubro da cidade de Patos’, da ‘fanfarra municipal’ e do ‘grupo de pífano da cidade de Catingueira’; depois dessas apresentações culturais haverá um jantar festivo para os participantes do terço dos homens e para todos os visitantes. Esse dia tem tudo para ficar na história emense; todos os grupos de terço dos homens da Diocese de Patos e do Vale do Piancó são, particularmente, convidados a compartilharem desse momento tão singular para os católicos da comunidade de Emas. Prestigiemos essa Bênção!  

 

Comentários

© 2011 - 2019. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: