NO AR
Evangelização

Campanha da Fraternidade 2011 será aberta nesta quarta-feira de Cinzas

08/03/2011 às 21:03

Estará sendo aberta oficialmente nesta quarta-feira (9), a Campanha da Fraternidade 2011, o tema será abordado com veemência pela Diocese de Patos destacando “Fraternidade e a Vida no Planeta” tendo como lema: “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22).

Esta é a 47ª Campanha da Fraternidade desde que foi criada em 1964. A conscientização sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas está entre os principais objetivos da Campanha. A busca de ações que preservem a vida no planeta é outra meta da CF.

Com 124 páginas e dividido em quatro partes, o texto-base, carro-chefe da CF, apresenta o conteúdo a ser discutido ao longo da Campanha. Na primeira, faz uma análise da realidade procurando estabelecer as causas do aquecimento global e das mudanças climáticas.

Toca na relação que há entre o aquecimento global e as atividades humanas; questiona o modelo energético do país; denuncia o desmatamento e as queimadas, responsáveis por 50% da emissão de gases de efeito estufa no Brasil; interpela o agronegócio e o atual modelo de desenvolvimento.

A Campanha vai alertar, ainda, para a ameaça à biodiversidade e para o risco da escassez de água no planeta.

A segunda parte do texto-base busca na Bíblia, na teologia e na palavra da Igreja a fundamentação do tema e do lema da CF. Já na terceira parte, aponta diversas atitudes que podem ser tomadas por pessoas, comunidades, governo, empresas e instituições, com o objetivo de preservar a vida no planeta terra.

A Igreja é motivada pela fé quando discute temas como o proposto pela CF deste ano. A preocupação da Igreja com o meio ambiente está ligada à sua missão de defender a vida.

De acordo com um levantamento feito pela redação da Rádio Espinharas, esta não é a primeira vez que a CF aborda o tema meio ambiente. Em 1979, a Campanha discutiu o tema “Preserve o que é de todos”; em 2004, “Fraternidade e Água – Água, fonte de vida”; e, em 2007, a Amazônia foi lembrada: “Fraternidade e Amazônia – vida e missão neste chão”.

O evento acontecerá nas demais paróquias de Patos exortando a todos para as questões presentes, contribuindo para a conscientização das comunidades cristãs e das pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas debatendo ações que visem enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta.



da Redação: Marcelino Neto

Fonte de Pesquisa: CNBB

Comentários

© 2011 - 2024. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.