Bispo de Patos pede maior compromisso dos municípios na abertura da Campanha da fraternidade
Aconteceu na manhã desta quinta-feira 10 no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora da Guia, em Patos-PB, o lançamento da Campanha da Fraternidade, a qual acontece desde o início da década de 60, este ano com o tema: Fraternidade e a vida no planeta, e o lema: A criação gene em dores de parto, que trabalhará a questão do aquecimento global e mudanças climáticas, que estão afetando bastante a população mundial.
Na solenidade organizada pela Diocese de Patos, que contou com a participação de diversas entidades convidadas, o bispo Dom Manoel dos Reis de Farias cobrou atitudes dos prefeitos da região, para os quais enviará um documento, solicitando destes a implantação da coleta seletiva de lixo.
O lixo é uma das principais causas da poluição no mundo e deve ser melhor tratado.
A igreja desenvolverá ações diversas com toda a sociedade, buscando a conscientização e mudanças de atitudes.
“A intenção da Igreja com essa campanha é despertar, conscientizar a sociedade para que possa olhar com maior carinho para o meio ambiente. Precisamos ampliar os debates com a população de todos os municípios para que possamos fazer mais em favor do nosso planeta, de nossa vida”, comentou o bispo diocesano de Patos.
Para ele o tema deve ser trabalhado não apenas na quaresma (período de 40 dias que antecede a ressurreição de Cristo), mas durante todo o ano.
Dom Manoel fez uma crítica à sociedade moderna, destacando o consumismo. Para ele a fome do mundo é uma sequência do egoísmo.
Ouça a entrevista com Dom Manoel concedida ao repórter Marcelino Neto.
Fonte: Marcos Eugênio
Audio: Marcelino Neto