SAMU realiza campanha educativa contra o trote
O Núcleo de Educação Permanente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realizou durante a manhã de hoje, quarta-feira, 7, uma campanha educativa no centro da cidade.
O objetivo principal da campanha, de acordo com o coordenador de enfermagem do SAMU de Patos, George Souza, é conscientizar a população e esclarecer a respeito das formas e casos nos quais o serviço deve ser acionado. "Nós temos nos deparado com um problema grande para a efetivação do serviço. Estamos enfrentando uma grande recorrência de trotes passados para o SAMU. A população precisa se conscientizar e saber que, em caso de ocorrência real, o atendimento pode ficar comprometido", esclarece.
A atividade da manhã de hoje é uma extensão do projeto SAMU nas Escolas, que atende as escolas públicas e privadas de Patos. "Começamos os trabalhos de conscientização nas escolas por acreditarmos que é da base que devemos construir a consciência do cidadão. Pretendemos diminuir o número de trotes para otimizarmos os serviços", disse.
O SAMU Patos recebe em média, em um plantão de doze horas, duzentos trotes. Ainda segundo George Souza, a equipe de atendimento do serviço já consegue rastrear e mapear as áreas onde os trotes são mais recorrentes, evitando, dessa forma, o deslocamento da ambulância para o local do trote.
Nesses casos, deve-se chama o SAMU, através do telefone 192 (ligação gratuita):
* Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios
* Em casos de Intoxicação exógena
* Em caso de queimaduras graves
* Na ocorrência de maus tratos
* Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto
* Em casos de tentativas de suicídio
* Em crises hipertensivas
* Quando houver acidentes/trauma com vítimas
* Em casos de afogamentos
* Em casos de choque elétrico
* Em acidentes com produtos perigosos
* Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte
Ascom PMP