Pastorais Sociais e Serviços da Diocese de Patos Realizam Encontro
Sob a coordenação do Padre João Saturnino de Oliveira, Presidente da Ação Social da Diocese de Patos, representantes da Pastoral do Menor, Pastoral da Criança, Pastoral da saúde, Casa da Misericórdia, Programa de Promoção e Ação Comunitária (PROPAC), Escola Fé e Política, Fazenda da Esperança, Pastoral da Comunicação, Projeto Infância Cidadã, Projeto Ligação e Cáritas estiveram reunidos neste sábado, dia 02 de junho.
Além da partilha de informações sobre o trabalho de cada Pastoral e Serviço, foram discutidos ainda três pontos de pauta específicos: A 5ª Semana Social Brasileira, as Eleições 2012 e a Problemática da Seca.
A Semana Social é um Evento da CNBB que discute temas sociais relevantes para o país nos âmbitos Diocesano, Regional e Nacional. Nesta 5ª edição, o tema será O Estado Brasileiro que Temos e o Estado Brasileiro que Queremos. Referente ao processo eleitoral de 2012 foi vista a necessidade de a Igreja retomar o trabalho de esclarecimento à população e integrar o Movimento Nacional pelo Voto Consciente. Como encaminhamento concreto desses assuntos ficou decidido que no próximo dia 07 de julho haverá uma reunião ampliada no Centro de Treinamento Santo Antônio, na cidade de Patos, para aprofundar as discussões e encaminhar ações concretas.
Referente à problemática da Seca, foi visto que elas são previsíveis e fazem parte da realidade de nossa região. O que falta são ações estruturantes e educativas para que a população possa conviver com ela, sem tanto sofrimento. A seca atual é uma das mais severas dos últimos 30 anos. José de Anchieta, representante da Cáritas e da Pastoral da Comunicação, lembrou que “nas secas anteriores os agricultores chegavam a plantar e perder suas lavoras pela estiagem prolongada.
Este ano, no entanto, na região da Diocese de Patos, os agricultores nem chegaram a plantar devido às poucas chuvas caídas,” disse. Foi lembrado pelos presentes no entanto, que em anos anteriores de Secas, era comum os saques às feiras livres e armazéns do governo, pela população faminta.
Nestes últimos anos esses episódios não têm mais acontecido graças às políticas compensatórias do Governo Federal e a ações de Convivências com a realidade semiárida, desenvolvidas pela Sociedade Civil organizada, a exemplo das Cisternas de Placas que garante água de beber para as famílias rurais. Só na área da Diocese de Patos já são cerca de 15.000 famílias que dispõe dessa tecnologia em suas casas.
O grande desafio é a universalização da água de beber para todas as famílias e a implementação de novas tecnologias sociais que garantam a descentralização do acesso a água para a produção de alimentos e manutenção dos animais nas propriedades dos agricultores familiares. José Mota Victor, ex-diretor da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) e na ocasião representando a Equipe da Fazenda da Esperança, lembrou também dos grande desafios para o abastecimento da população urbanas, cada vez mais numerosa.
Como encaminhamento concreto sobre essa situação atual da seca, foi sugerida a realização de Audiências Públicas ou Sessões Especiais nas Câmaras de Vereadores. No município de Patos, o vereador José Mota Victor se comprometeu em agendar uma Audiência Pública sobre o tema da Seca para o próximo dia 20 de Junho, às 19:30 horas, na Câmara de Vereadores local.
José de Anchieta de Assis
Maria Joseny
PASCOM DIOCESANA
Postada por Higo de Figueirêdo