Diocese de Patos emite nota sobre problemas no Hospital Regional de Patos
NOTA
Neste ano em que a Campanha da Fraternidade, tem como tema: “Fraternidade e saúde pública", a Diocese de Patos, vem prestar sua solidariedade a toda população do município de Patos e região, que busca atendimento no Hospital Regional Deputado Janduy Carneiro. A atual situação é preocupante, tendo em vista que a população depende do sistema público de saúde. Muitos irmãos estão vivendo uma longa via-sacra sem ter atendimento algum.
Todos nós sabemos que a legislação nos garante o direito à saúde, porém, falta ética e compromisso efetivo com a vida humana. É inaceitável que a vida de tantas pessoas esteja em risco por falta de um digno e justo atendimento
O que levou Jesus a vir morar conosco foi «para que todos tenham vida, e vida em abundância» (Jo 10,10) Vida e saúde se completa e se exigem mutuamente. Uma das atitudes de Jesus que mais impressionou os autores dos Evangelhos era o seu relacionamento com os doentes. Mateus cita o profeta Isaías - «Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e carregou as nossas doenças» (Mt 8,17) - para dizer que ele se fez doente com os doentes, para melhor amá-los e socorrê-los. Ele mesmo é o "Bom Samaritano", e pede que a Igreja também seja samaritana diante dos que estão enfermos.
Apelamos para que as autoridades constituídas, do estado e do município, tomem as devidas providencias a fim de solucionar a atual crise no Hospital Regional de Patos. O ser humano não pode ser tratado como produto. Que o desejo de Deus seja assumido por todos nós como um verdadeiro programa de vida: "Que a saúde se difunda sobre a terra" (Eclo 38,8).
Patos-PB, 28 de junho de 2012.
Pe. José Ronaldo Marques da Costa
Administrador Diocesano