Movimento Terço dos Homens da Diocese de Patos celebra 10 anos de criação
Serão comemoradas neste próximo sábado, dia 25 de agosto, na Catedral de Nossa Senhora da Guia em Patos-PB as festividades dos 10 anos de criação do terço dos homens de nossa Diocese, com a seguinte programação:
9:00h - Encontro com os coordenadores Paroquiais
10:30h - Palestra com o Pe. Erivaldo Alves, com o tema:" Maria, modelo de oração."
11:30 - Palavra do Pe. José Flávio Mamede, coordenador Diocesano de Pastoral
1200h – intervalo para o Almoço
14:00h - Reza do Terço
14:30h - Palestra com o Pe. Jorge Costa, tema: "Maria, Mulher Eucarística e Missionária."
15:30h - Lanche
16:00h - Celebração Eucarística presidida pelo Pe. José Ronaldo, Administrador Diocesano, contando com a presença de padres e diáconos.
BREVE HISTÓRICO DO TERÇO DOS HOMENS MÃE RAINHA
O movimento Terço dos Homens Mãe Rainha surgiu por iniciativa divina e não por ato humano. O humano foi usado como instrumento precioso de Deus. O homem sempre rezou o terço. Lembramos São Domingos (1170-121), que foi o 1º a promover a reza popular do rosário. No Brasil, na era colonial, os negros africanos rezavam o terço, orientado pelos padres jesuítas.
Em 1942, em Lion, na França, o Pe.José Kentenich, fundador da Mãe Rainha, reuniu 50 mil homens na reza do rosário. Em 10 de Setembro de 1950, o diácono permanente, João Luiz Pozzobon, hoje em processo de canonização, reuniu em Santa Maria-RS, 100 mil homens nesta reza, e dali saiu em peregrinação pelas famílias daquela Paróquia.
Em Maceió-AL, em 1996, um grupo de homens se reunia para rezar o terço, enquanto as esposas participavam do grupo Mãe Rainha, e no ano seguinte foi implantado o 1º terço dos homens, em Jaboatão dos Guararapes-PE. Em 1998, por iniciativa do Pe. José Pontes, foi fundado em Olinda, onde fica a secretaria nacional deste movimento, e o santuário da Mãe Rainha.
Em nossa Diocese teve inicio no mês de agosto de 2002, na igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Patos, com 15 homens, dentre estes o diácono permanente João Batista, Marcelo Negreiros, Vantuir, e seu Paulo, tendo sido o primeiro terço masculino a ser implantado na Paraíba.
O movimento existe atualmente em 31 das 34 Paróquias de nossa Diocese, além da área pastoral de São José do Bonfim, e em inúmeras comunidades, com cerca de 7 mil homens rezando semanalmente o terço em toda a Diocese.
Atualmente o movimento leva ao ar dois programas de rádio semanalmente: na sexta, das 18 as 19h, na Princesa Fm(106.3mhz), e no sábado, na Espinharas AM, no mesmo horário, onde se reza o terço,com a participação dos seus membros .
Foi confeccionada a nova camisa padronizada do movimento, um novo manual para a reza do terço e lançados adesivos para divulgação do movimento.
Rendamos Graças a Deus por intermédio da Mãe Rainha pelos 10 anos de existência deste valioso instrumento de evangelização em nossa Diocese, por estes valorosos devotos de Nossa Senhora que rezam semanalmente o terço, contemplando a vida de Cristo através dos sagrados mistérios desta poderosa oração!!
Diácono Gildenor da Silva Oliveira
Assessor Eclesiástico do Terço dos Homens
Diocese de Patos -PB