NO AR
Evangelização

Movimento Terço dos Homens da Diocese de Patos celebra 10 anos de criação

23/08/2012 às 01:08

Serão comemoradas neste próximo sábado, dia 25 de agosto, na Catedral de Nossa Senhora da Guia em Patos-PB as festividades dos 10 anos de criação do terço dos homens de nossa Diocese, com a seguinte programação:

9:00h - Encontro com os coordenadores Paroquiais

10:30h - Palestra com o Pe. Erivaldo Alves, com o tema:" Maria, modelo de oração."

11:30 - Palavra do Pe. José Flávio Mamede, coordenador Diocesano de Pastoral

1200h – intervalo para o Almoço

14:00h - Reza do Terço

14:30h - Palestra com o Pe. Jorge Costa, tema: "Maria, Mulher Eucarística e Missionária."

15:30h - Lanche

16:00h - Celebração Eucarística presidida pelo Pe. José Ronaldo, Administrador Diocesano, contando com a presença de padres e diáconos. 

 

                   BREVE HISTÓRICO DO TERÇO DOS HOMENS MÃE RAINHA

                                O movimento Terço dos Homens Mãe Rainha surgiu por iniciativa divina e não por ato humano. O humano foi usado como instrumento precioso de Deus. O homem sempre rezou o terço. Lembramos São Domingos (1170-121), que foi o 1º a promover a reza popular do rosário. No Brasil, na era colonial, os negros africanos rezavam o terço, orientado pelos padres jesuítas.

                               Em 1942, em Lion, na França, o Pe.José Kentenich, fundador da Mãe Rainha, reuniu 50 mil homens na reza do rosário. Em 10 de Setembro de 1950, o diácono permanente, João Luiz Pozzobon, hoje em processo de canonização, reuniu em Santa Maria-RS, 100 mil homens nesta reza, e dali saiu em peregrinação pelas famílias daquela Paróquia.

                           Em Maceió-AL, em 1996, um grupo de homens se reunia para rezar o terço, enquanto as esposas participavam do grupo Mãe Rainha, e no ano seguinte foi implantado o 1º terço dos homens, em Jaboatão dos Guararapes-PE.  Em 1998, por iniciativa do Pe. José Pontes, foi fundado em Olinda, onde fica a secretaria nacional deste movimento, e o santuário da Mãe Rainha.

                      Em nossa Diocese teve inicio no mês de agosto de 2002, na igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Patos, com 15 homens, dentre estes o diácono permanente João Batista, Marcelo Negreiros, Vantuir, e seu Paulo, tendo sido o primeiro terço masculino a ser implantado na Paraíba.

                       O movimento existe atualmente em 31 das 34 Paróquias de nossa Diocese, além da área pastoral de São José do Bonfim, e em inúmeras comunidades, com cerca de 7 mil homens  rezando semanalmente o terço em toda a Diocese.

                      Atualmente o movimento leva ao ar dois programas de rádio semanalmente: na sexta, das 18 as 19h, na Princesa Fm(106.3mhz), e no sábado, na Espinharas AM, no mesmo horário, onde se reza o terço,com a participação dos seus membros .

                 Foi confeccionada a nova camisa padronizada do movimento, um novo manual para a reza do terço e lançados adesivos para divulgação do movimento.                  

                   Rendamos Graças a Deus por intermédio da Mãe Rainha pelos 10 anos de existência deste valioso instrumento de evangelização em nossa Diocese, por estes valorosos devotos de Nossa Senhora que rezam semanalmente o terço, contemplando a vida de Cristo através dos sagrados mistérios desta poderosa oração!!

Diácono Gildenor da Silva Oliveira

Assessor Eclesiástico do Terço dos Homens

Diocese de Patos -PB 

 

Comentários

© 2011 - 2024. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.