Professores e alunos do Mova-Brasil apresentam propostas em Audiência Pública realizada na Câmara de Patos
Em Audiência Pública promovida na noite desta quarta-feira, dia 16 de dezembro, na Câmara Municipal de Patos, dezenas de alunos e professores do Projeto Mova-Brasil – Polo Morada do Sol, com sede aqui na cidade, apresentaram propostas e contaram um pouco sobre suas experiências de vida antes e depois de serem alfabetizados.
A Audiência teve como tema central a discussão sobre as Políticas Públicas para a Educação de Jovens e Adultos e as ações desenvolvidas pelo Projeto Mova-Brasil. Com base no tema, o coordenador do Pólo Morada do Sol (Mova-Brasil Patos), José Leonardo Rodrigues, fez uma explanação em seu pronunciamento e, após a conclusão dos trabalhos, falou a imprensa sobre este momento e sobre o projeto em si.
“Estamos todos muito gratos a presidente Nadir Rodrigues e a Câmara Municipal de Patos por ter acolhido o pedido dos nossos alunos, por hoje ter nos aberto este espaço e, principalmente, pela oportunidade de apresentarmos as nossas reivindicações, a exemplo do que foi citado pelos alunos em relação a oferta de EJA em todas as comunidades, a oferta de cursos profissionalizantes integrados a Educação de Jovens e Adultos, entre outras”, destacou Leonardo.
O coordenador também falou um pouco sobre o projeto, como ele funciona, quais os avanços e como se dá a prática da educação ofertada pelo Projeto Mova-Brasil.
A presidente da Mesa Diretora da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, vereadora Nadir Rodrigues Guedes (PMDB), também fez uma avaliação sobre o encontro e destacou as ações que o Município de Patos já vem realizado e planeja ainda realizar em 2016.
“Foi um encontro muito positivo, no qual contamos com presença de um bom número de alunos, professores, coordenadores e ainda, com a participação da Secretaria de Educação de Patos, por meio da coordenadora de Educação de Jovens e Adultos, Maria das Graças, que nos falou um pouco sobre o atendimento através da EJA, onde a gente viu que Patos já contempla o sonho do aluno do Mova-Brasil, que é não só está alfabetizado, mas também, concluir o ensino fundamental e também o profissionalizante, pois, já em 2016, a partir do Plano Municipal de Educação, a profissionalização também será possível”, ressaltou a presidente.
PROPOSTAS - Os participantes da Audiência elencaram algumas prioridades que serão encaminhadas já nesta quinta-feira, por meio de Requerimento. Entre as solicitações, pedidos por mais segurança para alunos e professores, terraplanagem para melhorar o acesso a escola, criação de um Fórum Permanente para discussão sobre EJA e a solicitação para realização de um mutirão de documentação para substituição de documentos assinados com a digital, pela assinatura dos novos alfabetizados, entre outras.
PRESENÇAS – Compareceram a Audiência Pública desta quarta a presidente Nadir Rodrigues Guedes, o vereador Ivanes Lacerda (PSDB) e a vereadora Isis Medeiros (PRTB); o coordenador do Mova-Brasil Patos, José Leonardo Rodrigues, acompanhado de dezenas de alunos, educadores, articulares, monitores e parceiros do projeto; a coordenadora de EJA do Município de Patos, Maria das Lágrimas Leite Minervino; o presidente da Associação dos Sapateiros de Patos, Veridiano da Silva Martins; e o subcomandante do 3º BPM, Major S. Filho, entre outros.
RECESSO PARLAMENTAR – Ao final da sessão, a presidente Nadir Rodrigues Guedes também falou sobre a conclusão dos trabalhos legislativos, que deverá ocorrer nesta sexta-feira, dia 19. Nadir adiantou que será convocada uma Sessão Extraordinária para assegurar que a pauta seja limpa e para que o Projeto de Lei do Executivo Nº 037/2015, que dispõe sobre a criação do Plano Municipal de Saneamento Básico possa ser votado e aprovado ainda neste período.