NO AR
Política

AL reage: oposição convoca Ricardo e promete boicote até Governo abrir negociações com grevistas

31/05/2011 às 16:05

O bloco de oposição na Assembléia Legislativa decidiu hoje convocar em regime de urgência o governador Ricardo Coutinho para explicar crises instaladas na saúde e educação. Os integrantes da base ainda revelaram que vão boicotar votações de interesse do Governo até que sejam abertos canais de negociações com professores e médicos em greve.

A convocação imediata de Coutinho foi apresentada pelo deputado Luciano Cartaxo (PT), que conseguiu treze assinaturas para o requerimento – uma a mais do que é necessário para levar a convocação para a votação amanhã no plenário da AL.

O líder da situação, Lindolfo Pires (DEM), classificou as ações da base oposicionista como “pirotecnia”. E antecipou que os aliados irão blindar Ricardo Coutinho.

“O governador não tem que se curvar”, acredita Pires.

Cartaxo argumenta, porém, que o governador precisa explicar “fatos graves que envolvem a administração pública, inclusive com repercussão nacional, como foi o caso da crise estrutural no Hospital de Trauma exibida junto com as informações sobre a morte do motociclista Cristiano Alves Correia, 25 anos, que sofreu um acidente e faleceu por falta de atendimento”.

Ele explicou que o objetivo do requerimento, com pedido em regime de urgência, é buscar, conjuntamente, soluções negociadas para a crise instalada no Estado, especialmente nas áreas da Saúde, Educação e Segurança Pública.

Cartaxo lembra, ainda, a situação da Educação com a greve dos professores da rede estadual iniciada há 29 dias, deixando milhares de alunos sem aula, comprometendo o andamento do ano letivo e culminando com o corte indiscriminado do ponto dos profissionais de Educação.

Na segurança pública, ressalta o parlamentar, os índices de violência cresceram de forma alarmante e, somente na Região Metropolitana da Capital, foram registradas treze mortes neste último final de semana. 

“Vários secretários já passaram nesta Casa para dar satisfações, mas a situação é cada vez pior. Agora é a vez do próprio Governador vir à Assembleia para discutir e apresentar soluções, dando alguma garantia de que os serviços passarão a funcionar de forma efetiva e haverá alguma modificação neste quadro de caos que estamos vendo em nosso Estado”, declarou Luciano Cartaxo.

Boicote

Além da convocação do governador, os deputados da base oposicionistas decidiram que vão travar a votação de matérias do governo, promovendo debandada do plenário e fazendo cair o quorum.
O boicote foi iniciado hoje.

O objetivo é forçar a abertura de canais de negociações com os grevistas, encerrada pelo governador, que condicionou o retorno do diálogo após o fim das greves.

Os oposicionistas se reúnem esta tarde para traçar novas estratégias.

 

 

Fonte: Adriana Bezerra - Portalcorreio

Postado por Higo de Figueirêdo

Comentários

© 2011 - 2025. Radio Espinharas - Todos os direitos reservados.